O Encontro Anual do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) de Cachoeiro de Itapemirim (ES) contou com a presença de 54 agentes missionários, representando 17 paróquias da diocese.
O evento, realizado no salão paroquial da paróquia Nossa Senhora da Consolação, no dia 3 dezembro, teve a participação de diáconos, seminaristas, coordenadores de Conselhos Paroquiais Pastorais, coordenadores paroquiais da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e representantes da Juventude Missionária (JM), além de representantes dos grupos de animação missionária nas paróquias, da Renovação Carismática Católica (RCC) e pessoas envolvidas na dimensão missionária nas paróquias.
Na oração da manhã os participantes refletiram o texto de Gênesis 1,1-11 onde lançaram um olhar de misericórdia com a Casa Comum.
A acolhida do Encontro foi realizada pelo padre Alci, que ouviu e articulou sobre a dimensão missionária na diocese e apresentou os principais trabalhos realizados nas paróquias. “É importante cada grupo perceber aquilo que é necessário nessa dimensão para que o Comidi também possa fazer seu planejamento, indo a cada paróquia, ajudando naquilo que é necessidade específica de cada uma”, relatou o sacerdote.
O coordenador de pastoral diocesano, padre Andherson, explicou que o Comidi e os Comipas (Conselhos Missionários Paroquiais) devem ser os provocadores e animadores da ação missionária na diocese. “A vida pastoral da nossa diocese é muito dinâmica o que resulta em bons frutos”.
A partilha dos grupos em plenária demonstrou várias iniciativas interessantes que vem sendo realizadas nas paróquias e comunidades, destaque para: o trabalho da IAM e da JM, as visitas missionárias realizadas por leigos e as celebrações do Ano Missionário.
Na conclusão do Encontro os participantes deixaram frases explicando o que deve ser alcançado em 2017. “O Comipa terá um papel de articulador – as pessoas que dele fizerem parte farão chegar o anúncio de Jesus Cristo àqueles que ainda não conhecem”, “É preciso que os membros do Comipa estejam engajados e envolvidos nas pastorais” e também “É necessário que nossas paróquias sejam missionárias”.
Com informações do Comidi, Cachoeiro de Itapemirim (ES)