Durante o Encontro Nacional de Atualização para Formadores, promovido pela OSIB – Nacional, na cidade de Guarulhos (SP), dos dias 10 a 14 de julho, o seminarista José Denilson Santos da Cruz , coordenador do COMISE do Regional Sul 1, apresentou aos formadores os passos dados e os trabalhos desenvolvidos no último triênio pelo Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE).
Foi destaque em sua fala o aumento dos COMISEs no âmbito Nacional e frisou o apoio dos bispos e formadores. O trabalho é desenvolvido nos Seminários Diocesanos como também nas Congregações Religiosas, possibilitando a melhor consciência para a animação Pastoral-Missionária.
O convite do Papa Francisco para uma “Igreja em saída” é a marca predominante do seu pontificado, que deseja ver renascer na Igreja nova experiência de fé cristã missionária, fundamentada no evangelho, de modo que a mensagem da salvação chegue realmente a todos, sem exclusão. Com a “Igreja em saída”, Francisco deseja redescobrir na experiência de fé a dimensão Povo de Deus, povo que caminha de acordo com o projeto de amor do Pai, viver na sinodalidade.
O seminarista aproveitou a oportunidade para o agradecimento aos formadores e estendeu o convite para o 12º FORMISE Nacional, que acontecerá dos dias 27 a 30 de julho na Diocese de Jundiaí (SP), com o tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35). Um dos objetivos deste Encontro de formação é animar e aprimorar a formação e espiritualidade missionária dos futuros presbíteros no Brasil, de maneira que a missão seja realmente eixo central da vida e da formação e os ajude a adquirir um autêntico espírito missionário.