A sexta Semana Missionária do Seminário Arquidiocesano São José, organizada pelo Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) ocorreu na cidade de Manaquiri (AM), Paróquia São Pedro Apóstolo, na qual 34 comunidades foram contempladas. Participaram 70 missionários: 03 padres formadores, Pe. Antônio Niemiec, Secretário Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), 52 seminaristas, 6 religiosas, 8 leigas.
Todos saíram na segunda-feira (08) e voltaram no domingo (14). Durantes os dias de missão, os missionários fizeram visitas, celebrações e animaram as comunidades. Em comunhão com a Igreja do Brasil e o tema da campanha missionária 2018, os missionários foram “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz”, pois todos somos irmãos (Mt 23,8), e ecoa as palavras do Papa Francisco “a missão do cristão no mundo é maravilhosa e destinada a todos, é uma missão de serviço, ninguém está excluído; essa requer muita generosidade e, sobretudo, o olhar e o coração dirigidos ao alto, para invocar a ajuda do Senhor.”
O Discípulo-missionário deve estar despojado e aberto aos desafios das realidades de nossas Igrejas locais, estar disposto a enfrentar o sol quente, a atravessar os rios de rabeta, ou a pé, disposto a celebrar onde não há ventilador, disponível a lugares onde ninguém quer ir, saber escutar e respeitar a realidade concreta das pessoas, e se despojar as vezes de certos confortos, assim se configurou as visitas dos seminaristas, cada qual com sua experiência singular, com seus olhares, alegrias, esperanças, e cansaço.
A Semana Missionária foi experiência do contato e encontro com as pessoas da realidade de Manaquiri, pessoas generosas e repletas do ardor missionário em suas vidas, que não medem tempo em se doar no cuidado das comunidades. As alegrias e tristezas são também do missionário, pois a realidade assemelhasse às demais Dioceses e Prelazias do Regional, com seus imensos e complexos territórios geográficos e existências que clamam a presença de justiça e paz. Bem como clamam a presença de seus ministros e presbíteros missionários capazes de se doar as pessoas.