Após o encerramento da Assembleia do Conselho Missionário Nacional (COMINA), a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB esteve reunida nas dependências das Pontifícias Obras Missionárias durante o domingo e a segunda, 17 e 18 de março. Na pauta definida pelos bispos, esteve o encaminhamento das reflexões recolhidas na Assembleia anual do COMINA que abordou a ampliação e dinamização do Programa Missionário Nacional (PMN), bem como o elenco das orientações para a vida missionária no Brasil.
Verificou-se a importância e a atual necessidade de os Grupos de Trabalho que surgiram com o PMN em 2019 continuarem desenvolvendo suas atividades na perspectiva das novas considerações que as forças missionárias apontaram como importantes e necessárias serem contempladas. O objetivo é ampliar e dinamizar o PMN com caminhos para a vida missionária no Brasil.
Dentre outros assuntos debatidos pelos bispos membros da Comissão está a importância e atenção à Missão Ad Gentes que, atualmente, vem sendo desenvolvidas pelos Regionais Sul 1, 2, 3 e 4. A intenção é abrir um caminho de escuta e avaliação dos projetos.
Também foi pauta a promoção da oração pela paz, especialmente nos ambientes de conflito e em perseguição que causam a dor e o deslocamento de milhares de pessoas no mundo. O Dia de Oração pela Paz nos países em guerra será uma ação da Comissão Missionária no dia 7 de abril, dia do domingo pela misericórdia.
Por fim, os membros da comissão destacaram a análise e revisão do material previamente preparado pelo grupo de trabalho Animação Missionária que contribuirá com as estruturas dos conselhos missionários regional, diocesano e paroquial.