Na manhã desta quinta, 26 de novembro, referenciais de comunicação social das Pontifícias Obras Missionárias do Continente Americano estiveram reunidos em conferência on line para definir projetos em comum. O encontro foi coordenado por Pe. Leonardo Rodriguez,
diretor das POM do Uruguai e coordenador Continental das POM na América. Representando a comunicação das POM do Brasil, participou o jornalista Fabrício Preto.
Foram discutidos três grandes projetos a serem realizados de forma conjunta. Em início de análise está a realização de um produto de comunicação em áudio para rádio que fomente a animação e a formação missionária, bem como a produção de podcasts com conteúdos testemunhais e formativos e a edição e publicação de uma revista virtual continental com conteúdos para diferentes idades. Para a execução desses projetos, foram organizados subgrupos de trabalho, que avançam em suas respectivas áreas até o próximo encontro que ocorrerá no dia 14 de dezembro.
Segundo Pe. Leonardo, a tarefa das Pontifícias Obras Missionárias é manter acesa a chama missionária no coração de cada batizado, para que possa responder pessoalmente, segundo a sua vocação e em comunidade, com pertença e participação na missão permanente de Cristo na Igreja. “Cada direção nacional das POM, levando em conta a cultura, os tempos e as formas de ação das Igrejas locais, procura responder a este carisma. Na atualidade, herdeiros de um processo histórico onde os instrumentos de comunicação evoluíram, e desafiados pelas novas condições em que vivemos, as POM assumem com criatividade o seu serviço. Da coordenação Continental das POM se coleta a preocupação e a necessidade de atualizar os serviços de animação e fazê-lo em espírito de comunhão e integração, sem prejuízo do que cada Direção Nacional oferece ao seu país. É significativo notar que os participantes desta sessão de trabalho assumem com responsabilidade a tarefa atribuída com a convicção de que a evangelização depende de uma comunicação bem-sucedida”, destacou Pe. Leonardo, coordenador Continental das POM na América.
Participaram do encontro representantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Costa Rica, Canadá, Honduras, Paraguai, México, Venezuela, Chile, Porto Rico e Colômbia.