Cruz da Evangelização contagia sede do 4º Congresso Missionário Nacional

A arquidiocese de Olinda e Recife acerta os detalhes para acolher o 4º Congresso Missionário Nacional, com o tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”. O evento deverá reunir, dias 7 a 10 de setembro, no Colégio das Damas em Recife (PE), cerca de 700 pessoas representantes dos 18 regionais da CNBB e convidados de todo o Brasil. Para melhor acolher os congressistas, a comissão organizadora criou WhatsApp Image 2017-08-24 at 14.40.14várias equipes de trabalho: infraestrutura, acolhida, hospedagem, transportes, alimentação, liturgia, animação, comunicação, secretaria, entre outras.

Com o objetivo de deixar-se contagiar pelo espírito do Congresso, os mais de 100 voluntários que se dispuseram a servir nas diversas equipes de trabalho, realizaram no dia 19 de agosto, um retiro de espiritualidade missionária orientado pelo padre Maurício da Silva Jardim, diretor nacional das POM e coordenador geral do Congresso. Padre Rogério Silva, coordenador do Conselho Missionário da arquidiocese de Olinda e Recife também participou.

Cruz Missionária
Um dos pontos altos do retiro foi a acolhida da Cruz Missionária da Evangelização jesuítica, que marcou a missão na Bolívia e toda a América Latina, escolhida como principal símbolo do V Congresso Missionário Americano (CAM 5) a ser realizado em 2018, em Santa Cruz de la Sierra.

WhatsApp Image 2017-08-24 at 14.41.49No dia 9 de julho de 2015, durante sua viagem apostólica à Bolívia, o papa Francisco abençoou 40 cruzes idênticas: uma para cada país da América e 18 para as dioceses bolivianas. Idealizada por artesãos da região boliviana de Chiquitos, a Cruz contém as relíquias da Beata Nazaria Ignacia March Mesa, a primeira a fundar uma comunidade religiosa na Bolívia. A cruz e as relíquias querem inspirar novos missionários a doarem suas vidas ao anúncio do Reino.

A Cruz chegou em Brasília, na sede das POM, no dia 5 de fevereiro de 2016 e esteve em alguns eventos significativos nos regionais CNBB, a exemplo de congressos, simpósios e assembleias nacionais para divulgar e animar a preparação do 4º Congresso Missionário Nacional. Finalmente foi recebida na arquidiocese de Olinda e Recife para a realização do Congresso. A chegada da Cruz emocionou aos presentes que renovaram seu espírito missionário na certeza de que viver a alegria do Evangelho se faz necessário para uma missão eficaz e em saída.

WhatsApp Image 2017-08-24 at 14.38.40“Participar do retiro foi motivador”, afirma a Irmã Josevânia Alves, que integra a Conselho Missionário Diocesano (Comidi). “Além da rica reflexão do padre Maurício Jardim, a caminhada conduzindo a Cruz do auditório até a capela, no do Centro de Pastoral onde acontecia o retiro, foi um momento muito forte. Participar do retiro nos impulsiona e anima o coração para abraçar a missão, não apenas na arquidiocese, mas também a missão universal, ad gentes”, resume a religiosa.

O Congresso é promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (Comina) e a arquidiocese de Olinda e Recife.

Histórico
O 1º Congresso Missionário Nacional aconteceu em 2003, na arquidiocese de Belo Horizonte (MG), o 2º em Aparecida (SP), em 2008 e o 3º na cidade de Palmas (TO), em 2012.

Mais informações
Pe. Jaime C. Patias – Assessoria de Comunicação – Tel.: (61) 3340 4494 ou (61) 99632 0085. E-mail: [email protected]

Página oficial do 4º Congresso Missionário Nacional

Colaborou Ana Beatriz, Pascom AOR | Fotos: Irmã Josevânia Alves

Outras notícias