A diocese de Campos, no Rio de Janeiro, Regional Leste 1 da CNBB, realizou no dia 22 de julho, festa de Santa Maria Madalena, a primeira reunião do Conselho Missionário Diocesano (Comidi). O encontro contou com a presença do seminarista Gustavo Ammar de Sousa, representante do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) que já está sendo estruturado na diocese.
Após participar do 9º Encontro de Formação Missionária para seminaristas (9º Formise) Nacional, realizado nos dias 16 a 21 de julho, em Brasília (DF), Gustavo procura colocar em prática o que aprendeu no encontro: a unidade entre os conselhos missionários existentes na diocese. “Esta reunião marca a unidade que devemos viver para que se fortifique cada vez mais a atividade missionária de nossa diocese”, explica o seminarista. “Que a semente lançada nesta terra fértil, possa gerar frutos em abundância, e sobretudo, mais semeadores para esta importante realidade eclesial”.
João Paulo, seminarista da arquidiocese de Niterói e representante do Comise no Regional Leste 1 da CNBB saúda a iniciativa. “Alegro-me com a criação do Comidi na diocese de Campos, e, principalmente, com a presença do seminarista Gustavo, pois, após o nosso 1º Formise Regional, ocorrido no final de abril deste ano em Niterói, os seminaristas daquela diocese, juntamente com o padre Elênio, estão buscando o crescimento da realidade missionária. Isso é motivo de celebração”, destaca João Paulo.
Nesta reunião foi feita a eleição do conselho executivo do Comidi e discutidas algumas ideias para a elaboração do estatuto.
Além do seminarista Gustavo, participaram da reunião, o padre Giovanni Fernandes, vice coordenador do Comire do Regional Leste 1, padre Moisés Torres, diácono Mauri da Silva e lideranças leigas da diocese envolvidos na animação missionária.
Com informações do Comidi de Campos (RJ)