Diocese de Mossoró (RN) realiza missão com seminaristas

Ser missionário é ser imagem da misericórdia de Deus, testemunhar e viver o Reino de Deus entre as pessoas. Com essa motivação, o seminário Santa Teresinha de Mossoró (RN) enviou seus seminaristas em missão, 16473176_1189036807876707_6473466979681681075_ndurante os dias 19 e 29 de janeiro. A missão aconteceu na comunidade de Doutor Severiano, na paróquia de São Sebastião, em Encanto (RN). O bispo de Mossoró, dom Mariano Manzana, esteve com os seminaristas ao longo da missão marcada por visitas, partilhas, encontros, celebrações e vivências fraternas. O objetivo é despertar sempre mais, nos seminaristas, o ardor, o vigor e o amor pela missão, fazendo da vida uma página viva do Evangelho e testemunhar o amor de Deus. A experiência proporcionou um melhor conhecimento da realidade das paróquias, bem como do contexto social a qual são inseridas.

A missão foi uma rica experiência para os seminaristas e para toda a diocese de Mossoró. Em cada comunidade a alegria contagiava a todos. O seminarista Francisco Whalison da Silva, do 2º ano de teologia conta que “a experiência missionária significou um grande aprendizado. Viver com o povo, do jeito do povo, conhecendo a fé que move a cada um, levou-me a ir muito mais ao encontro das pessoas. Foi muito importante saber o quanto elas confiam na proteção de Deus”.

Max Bruno Damasceno, seminarista do quarto ano de filosofia diz que “missão não é apenas jogar as redes ao mar e esperar pela providencia do Senhor, mas sim, se jogar com as redes e pescar frutos para o Reino de Deus, fruto do suor e do trabalho. A missão de Doutor Severiano foi magnânima. Deus conseguiu instaurar sangue novo nas veias daquela Igreja. Eu pude sentir isso. Assim, sinto-me impulsionado a fazer ainda mais, continuar neste caminho, trilhando a vocação que Deus me confiou”, testemunha o jovem.

16443457_1189293041184417_1483636814_nO seminarista do 3º ano de teologia, Miquéias Pascoal Lima de Carvalho, foi o responsável de organizar a iniciativa, juntamente com a comunidade de Doutor Severiano. Miquéias vivenciou um ano de missão na Amazônia, retornando em agosto de 2016, quando iniciou a articulação desta experiência para a diocese como era um desejo do bispo e também dos seminaristas. “A experiência missionária veio no tempo certo e nos lançamos na missão sem reservas, sem barreiras, sem preconceitos”, destaca Miquéias. “Vivemos com intensidade aqueles 10 dias. Visitando as comunidades ao longo missão, só via alegria, partilha da vida e dos dons, dinamismo e participação. Vi de fato, a missão acontecer. Isso me deixa feliz enquanto articulador, mas muito mais, pelo envolvimento de todos nesta causa, do bispo que participou assiduamente, da comunidade que abraçou a ideia, e dos seminaristas que viveram a missão com muita intensidade. Missão é isso, ir ao encontro das pessoas, viver com as pessoas, senti-las, amá-las, e se for preciso, sofrer junto, mas sem deixar de estar perto e anunciar com a vida o Reino de Deus. Estamos todos felizes, todos realizados por tudo que foi vivenciado esses dias na missão”, conclui o seminarista.

A diocese de Mossoró se alegra com essa iniciativa de dom Mariano Manzana e dos seminaristas. O seminário retorna para o seu ano formativo com mais ardor e amor pela missão.

Com informações dos seminaristas de Mossoró (RN)

Outras notícias