Diocese de Nazaré (PE) prepara a animação da Campanha Missionária 2023

Nos dias 5 e 9 de setembro aconteceu na diocese de Nazaré (PE), dois encontros em preparação ao mês missionário de 2023, com a participação do Pe. Genilson Sousa, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé.

O primeiro encontro aconteceu na reunião do clero diocesano, com a presença do bispo diocesano de Nazaré, Dom Francisco Lucena, os presbíteros e diáconos. O segundo momento, reuniu as lideranças das paróquias, dentre elas assessores da Infância e Adolescência Missionária, Conselhos Missionários Paroquiais, os demais representantes das paróquias e o coordenador diocesano do COMIDI, Pe. Semeao Dantas.

Os dois momentos tiveram como finalidade a apresentação do tema, lema e os materiais produzidos e enviados pelas Pontifícias Obras Missionárias a todas a igrejas locais do Brasil para o mês missionário. Na apresentação foi destacado a participação das igreja locais na missão universal. Desse modo, a coleta missionária é um gesto de compromisso e solidariedade universal às igrejas que necessitam do apoio material que a cada ano é apoiado pelo Dicastério de Evangelização dos Povos.

Pe. Genilson enfatizou que “todos nós os batizados, somos cooperadores da missão de Deus no mundo todo” e ainda que “cada padre é ordenado para toda a Igreja e por isso vive a sua vocação universal como batizado e no seu ministério na comunhão com toda a Igreja. Por isso é chamado a ajudar todos os fiéis nessa responsabilidade com missão universal nas paróquias nas ações e serviços, nas atividades e celebrações e em especial motivando o mês missionário e o dia mundial das missões.

O bispo, o coordenador de pastoral e do COMIDI reforçaram a importância da consciência diocesana pela missão universal. Por isso, a assembleia diocesana vai discutir justamente sobre a diocesaneidade nesse caminho de reflexão sobre a missão da igreja local. De fato, na igreja diocesano está presente toda a vida eclesial, mas também seu papel do seu ser católico, a universalidade, pois na igreja local não é onde encerra-se a missão, mas é lugar de partida e onde se pensa, refleti e se vive a missão universal.

Os materiais para o mês missionário já foram enviados a todas as paróquias, onde serão distribuídos aos animadores dinamizar e motivar as atividades do mês missionários.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados