Entre os dias 22 e 23 de fevereiro de 2024 realizou-se na Paróquia Bom Jesus, na cidade de Ponta Grossa (PR), o “Encontro Estadual da Juventude Missionária” do Regional Sul II da CNBB, sob à coordenação de Diego Alves Ribeiro, atual coordenador da Juventude Missionária no Paraná. O evento contou com a participação de Dom Bruno Elizeu Versari, bispo da diocese de Ponta Grossa (PR), Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo emérito da diocese de Ponta Grossa (PR), do padre José Nilson Santos, assessor diocesano do COMIDI de Ponta Grossa (PR) e padre Kleber Pacheco, assessor da IAM e coordenador do Setor Juventude, também da diocese de Ponta Grossa (PR), bem como com a participação de outras lideranças religiosas da diocese anfitriã.
Participações e tema
O Encontro Estadual da Juventude Missionária reuniu 19 (dezenove) jovens vindos das dioceses de Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Curitiba, fazendo-se presentes o antigo coordenador da Juventude Missionária, Claudemar Batista Junior e Lucas Gualberto Vieira, atual coordenador da Juventude Missionária da diocese de Maringá (PR).
O tema trabalhado no encontro foi Espiritualidade e Espiritualismo, trazendo reflexões acerca do modo como o compromisso missionário é vivido pela Juventude Missionária no Paraná. O Encontro inciou-se na manhã do dia 22 de fevereiro, contando com a presença de Dom Bruno Elizeu Versari, bispo da diocese de Ponta Grossa (PR), ao qual juntou-se à roda de conversa, partilhando experiências e ouvindo e respondendo os questionamentos dos jovens presentes. Ao falar sobre os dons, Dom Bruno expressou que: “Deus não suscita os dons para pesssoas ou para o grupo. Deus suscita os dons para a Igreja.”
Padre Kleber Pacheco, coordenador do Setor Juventude da diocese de Ponta Grossa (PR) expressou que a diocese está aberta para receber a Juventude Missionária, colocando-se à disposição da coordenação diocesana.
Padre José Nilson Santos, assessor do COMIDI da diocese de Ponta Grossa (PR), que também esteve presente, expôs suas experiências na Missão no estado do Amazonas, contribuindo para a formação dos jovens presentes.
Logo após, esteve presente o bispo emérito da diocese de Ponta Grossa (PR), dom Sérgio Arthur Braschi, ao qual relatou suas experiências missionárias e compartilhou de forma pedagógica as histórias do padroeiros e patronos da Missão Universal da Igreja e da Juventude Missionária.
Ainda, os freis capuchinhos da Paróquia Bom Jesus de Ponta Grossa (PR), estiveram presentes, conversaram com os jovens, os ouviram e os orientaram sobre a caminhada missionária.
20 anos da Juventude Missionária no Brasil
Em 2025 a Juventude Missionária completa 20 de caminhada no Brasil e essa data tão importante não poderia ficar de fora do Encontro Estadual da Juventude Missionária do Regional Sul II.
Os jovens comemoram os 20 anos em um momento de descontração denominado como “Noite Cultural”, onde cortou-se um bolo e fora festejado tal período.
Testemunhos de fé e transformação
O Encontro Estadual contou com a participação de jovens que ainda não conheciam a Juventude Missionária, aos quais ficaram entuasiasmados e cheios do ardor missionário.
Camila Chiodi Souza da Arquidiocese de Curitiba (PR) compartilhou a transformação que sua vida teve ao participar do encontro: “Que experiência incrível! Senti uma paz profunda e meu coração se alegrou. Senti um chamado, Deus me convidou a estar ali com aquelas pessoas e a fazer parte da JM.”
Para Ana Laura Bucharki Nascimento, da diocese de Ponta Grossa, expressou ter sentido o ardor missionário no Encontro: “Nesse encontro senti ainda mais o ardor missionário e como somos chamados a viver a missão de Deus em nossas vidas e também a transmiti-la aos jovens que encontramos nas paróquias e aqueles marginalizados. Assim, espalhando a todos os cantos a força e missão da JM!
Por Luiz Fernando Nunes, vice-secretário Comire Sul II
Fotografia: AssCom Diocese de Ponta Grossa