No dia 1º de setembro, na cidade de Graccho Cardoso, Diocese de Propriá (SE), aconteceu o encontrão diocesano da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Mais de 350 pessoas, entre crianças, coordenadores, assessores e pessoas a serviço do evento viveram um dia repleto de vida: partilha, oração, animação, brincadeiras, apresentações e compromisso com a missão. O almoço foi fruto da partilha de tantas pessoas que fizeram com que a “multiplicação dos pães e dos peixes” pudesse se renovar.
O evento, que contou com a presença do coordenador estadual da IAM, foi fruto da colaboração do COMIDI com a coordenação diocesana da IAM e com todos os grupos de Infância e Adolescência Missionária da diocese. O dia finalizou com a Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Vitor Menezes, que se alegrou com a realização do evento e incentivou a caminhar para que outros grupos IAM possam nascer na diocese inteira.
Esse dia é fruto do Projeto Missionário Diocesano, no qual colaboram a própria diocese e a Comunidade Missionária de Villaregia. Com o lema “Ide e fazei discípulos” o projeto missionário tem como objetivo principal fazer sempre mais da diocese de Própria uma igreja sinodal em saída, da igreja local aos confins do mundo, por meio da articulação das POM nas paróquias, os Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPAS) e a constituição das Comunidades Eclesiais Missionárias (CEM).
A Diocese de Propriá antes de projeto “Ide e fazei discípulos” contava com 4 grupos de IAM. Ao longo desse ano, com o trabalho feito, entre grupos nascidos e aqueles em fase de implantação, conta com 17 paróquias envolvidas, das 30 existentes. As crianças já estão querendo organizar o próximo encontrão diocesano para que outras crianças possam viver a alegria que eles experimentaram.
Por: Padre Simone Bruno, Comunidade Missionária de Villaregia, coordenador do COMIDI de Propriá