Diocese de São Miguel Paulista divulga programação da 5ª Jornada Nacional da IAM

Fundada na França no dia 19 de maio de 1843, a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) completa 174 anos de fundação. Para celebrar a data, a IAM em todo o Brasil realizará no último domingo de maio, dia 28, sua 5ª Jornada Nacional, este ano com o tema: “IAM do Brasil a serviço da missão na Oceania”.

cartaz-5jniamNa diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo, a celebração será no dia 27 de maio, e terá início com um Bate Latas Missionário, que percorrerá três quilômetros nas ruas do bairro de Cidade Tiradentes; finalizando com a celebração da Santa Missa, onde as crianças e adolescentes ofertarão seus cofrinhos missionários, ofertas destinadas a projetos missionários na Oceania.

Cartaz, roteiros para celebrações e encontros, orientações para o Cofrinho. Baixe aqui todos os materiais 5ª Jornada Nacional da IAM.

A expectativa é grande para o encontro. “Eu espero que vá muitas crianças para juntos rezarmos e fazermos muito barulho pelas ruas da Cidade Tiradentes”, diz Dandara Isabel, 13 anos, membro da IAM da paróquia de São Francisco de Assis dos Pequeninos.

“As crianças e adolescentes iniciam as atividades do ano já pensando na Jornada. É um evento muito importante, pois anima a caminhada dos grupos da IAM”, explica Caitano, assessora na paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

Segundo a coordenação diocesana da Obra é esperada a participação de cerca de 500 crianças e adolescentes. O evento é um momento de confraternização dos grupos da IAM, que saem às ruas para testemunharem sua fé e mostrar seu compromisso concreto, já que é neste encontro que os membros da IAM levam suas ofertas coletadas durante todo o ano no Cofrinho missionário.

Histórico
A Pontifícia Obra da Infância Missionária foi fundada em 1843 pelo bispo francês, dom Carlos Forbin Janson. A motivação principal foram as cartas e notícias que missionários, principalmente da China, escreviam ao bispo, contando a realidade triste das crianças dos países de missão: doenças, mortalidade, analfabetismo, abandono.
Diante destes problemas, Dom Carlos teve a ideia original de empenhar as próprias crianças da França na solução dos problemas dos colegas da China, convidando-as a rezar uma Ave Maria ao dia e a doar uma moeda ao mês, suscitando o espírito missionário universal nas crianças e adolescentes e desenvolvendo seu protagonismo na solidariedade. Hoje, a Obra está presente em todos os continentes, em mais de 130 países.

Programação da Jornada na diocese de São Miguel Paulista
08h00 – Acolhida e café
Paróquia de Santa Verônica Giuliani
Rua Nascer do Sol, 391 – Cidade Tiradentes
09h00 – Oração de abertura
09h30 – Bate Latas Missionário
11h00 – Celebração da Santa Missa
Paróquia do Senhor Santo Cristo dos Milagres
Av. dos Têxteis, 653 – Cidade Tiradentes
13h00 – Encerramento

Fonte: IAM diocese de São Miguel Paulista

Outras notícias