Na manhã desta sexta, 17 de abril, os diretores das Pontifícias Obras Missionárias da América estiveram reunidos em vídeo conferência para partilhar a realidade da pandemia do novo coronavírus nos países do Continente Americano.
Segundo dados levantados neste dia 17, o Brasil é o país da América Latina e Caribe com um maior número de casos confirmados da COVID-19, somando 30.891 casos, seguido do Perú com 12.491 e o Chile com 8.807. Da mostra de 33 países, a Nicarágua está em último lugar, com 9 casos confirmados.
Pe. Maurício Jardim, diretor das POM no Brasil, lembra que esta vídeo conferência teve o objetivo de reafirmar a solidariedade entre os países. “Nesta reunião estiveram presentes diretores das POM de 15 países e o primeiro objetivo foi uma partilha da situação de cada país, frente a pandemia provocada pelo coronavírus e a realidade das Igrejas particulares que enfrentam grandes desafios. Não estamos indiferentes a tudo isso. Estamos atentos e nos perguntando que tipo de missão podemos realizar neste tempo de pandemia”, destacou o diretor.
A partir desta reunião será elaborado um texto com propostas concretas para fazer frente a esse tempo de pandemia. Também foi discutido o processo de preparação ao 6º Congresso Missionário Americano (CAM 6), que entra em um modo de espera, com atividades de preparação suspensas, mas com a reflexão conectada com esta nova realidade.