Em Natal (RN) Famílias Missionárias intensificam atividades

O trabalho com as Famílias Missionárias (FM) é mais um dos serviços oferecidos pela Pontifícia Obra da Propagação da Fé. O objetivo é ajuda a edificar as famílias como verdadeiras igrejas domésticas articulando o Evangelho e a vida.

Padre Badacer Neto, secretário nacional da Propagação da Fé visitou, nos dias 10 a 12 de novembro, a arquidiocese de Natal com o objetivo de conhecer a realidade e as atividades das Famílias Missionárias na capital do Rio Grande do Norte e nas paróquias do interior daquele estado.

ecc2f95c-35b2-4c9e-affc-b4433cfbe025

No decorrer da visita, os missionários tiveram a oportunidade de realizar encontros, exporem seus materiais de estudo, registros das missões e testemunhar sobre o seu agir em comunidade. A visita encerrou com a santa missa. “Devemos parar de pensar a partir do maior para o menor. Pensamos muito no conteúdo, mas nos esquecemos do essencial, de compartilhar, rezar e partilhar”, frisou o padre. Ele manifestou a sua preocupação com as quatro áreas integradas (ver, julgar, agir e celebrar), que segundo ele, identificam a missão da JM.

c3d5b022-33e5-485a-84a3-ed2821bb8a28A jovem Edilane Monteiro explicou que o trabalho foi se solidificando aos poucos e que cada membro contribuiu. “Apesar de não termos nosso trabalho tão divulgado, se comparado com a Juventude Missionária, na arquidiocese e paróquias, é gratificante ter o reconhecimento das FM no estado, estreitando os laços no desejo de aprimorar a nossa prática”, relatou a jovem assessora.

De acordo com Maria Ivoneide Ferreira, após receber as orientações e o incentivo do padre Badacer, a responsabilidade tende a aumentar. A arquidiocese de Natal passa de fato a ter o reconhecimento de suas ações enquanto Famílias Missionárias. “O 97a4e75e-cd36-425e-a8ff-14646f162f5btrabalho das famílias é evangelizar. Receber o reconhecimento, de que estamos guiando nossos esforços em comunhão com a realidade das quatros áreas integradas, nos enche de ânimo para darmos continuidade ao trabalho”, enfatiza a ex-coordenadora da FM.

A programação da visita incluiu várias atividades que fortaleceu a caminhada: acolhida na catedral Metropolitana de Natal; encontro com as Famílias Missionárias e a participação da Juventude Missionária (JM) na cidade de Pureza; visitas missionárias na comunidade de São Lourenço, periferia de Natal onde as FM evangelizam.

A presença do padre Badacer trouxe um grande revigoramento no trabalho de animação e organização das FM.

Com informações das FM de Natal (RN)

Outras notícias