Encontro com os coordenadores estaduais da Juventude Missionária do Brasil

No dia 30 de agosto, os coordenadores estaduais da Juventude Missionária (JM) reuniram com a secretaria nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé para tratar da atividade nas suas realidades. Estiveram presentes jovens dos estados do Amazonas, Pará, Acre, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Amapá.

O encontro aconteceu de forma virtual, com a presença do secretário da Obra, Pe. Genilson Sousa. Logo de início, os coordenadores apresentaram as atividades, as alegrias e as dificuldades em cada estado. Dentre as falas destacamos a partilha da formação estadual no estado do Amapá, a participação de alguns coordenadores nos congressos regionais.

Pe. Genilson Sousa deu ênfase nas partilhas, da importância da parceria dos conselhos missionários e o trabalho sinodal com a Infância e Adolescência Missionária. “Somos pequenos grupos em várias realidades do Brasil, muitos vezes nos sentimos pequenos e somos. E isso nos ensina a dar testemunho da nossa pequenez, ao mesmo tempo nos inspira a caminhar juntos com aqueles e aquelas que são nossos colaboradores e apoiadores no carisma das Obras missionárias. Não devemos perder nosso carisma, principalmente, o espírito missionário universal. Temos no Brasil vários carismas, com seus fundadores, inspiradores dos jovens, no entanto. A JM chamada a viver a espiritualidade do seguimento de Jesus tem o objetivo de despertar em todos os jovens a consciência missionária, na vida em grupo, como na vida em comunidade, nos diversos ambientes sociais, geográficos e existenciais. Assim cooperamos com toda Igreja na obra evangelização na Igreja local, mais também, ajudando-a a despertar a sua missão universal ad gentes como dom e serviço a todos os povos e culturas”.

Assim, o padre Genilson aproveitou a pauta para agradecer a todos os coordenadores estaduais pelo incentivo e animação dos envios das partilhas da Corrente Solidária. Ele estendeu os agradecimentos a todos os grupos de base que depositaram os frutos materiais que já foram enviados, pelas Pontifícias Obras Missionárias, ao Projeto Raio de Sol, na comunidade missionária São Pedro e São Patrício, diocese de Primavera do Leste. Também o secretário fez menção ao valor arrecado e enviado integralmente: R$ 11.874,46, das partilhas das atividades da Juventude, Famílias Missionárias e demais missionários e missionárias que cooperaram neste ano de 2023.

A jovem Juciane, que coordenou o encontro, apresentou a carta para VI ação missionária Sem Fronteira da Juventude Missionária. A ação vai acontecer em Manaus, de 04 a 14 de janeiro de 2024, com tema “Jovens das Igrejas locais aos confins do mundo” e o lema “Corações ardentes”. Juciane passou todas as informações da carta convite que estará sendo revisada e enviada a cada coordenador estadual. O jovem João Guilherme, design das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e coordenador estadual de Sergipe, apresentou a arte da Ação Missionária Sem Fronteira e dos kits missionários. O material está numa fase final de ajustes e também será concluído para melhor organização da atividade. Por fim, os participantes fizeram suas considerações finais e deixaram marcado a data do próximo encontro virtual.

Comentários

Relacionados