Encontro de formação para assessores da IAM em São Paulo (SP)

A Infância e Adolescência da Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo (SP), promoveu no último final de semana, 28 e 29 de julho, um Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária – EFAIAM. O encontro, realizado na sede do Conselho Missionário Regional – COMIRE, no bairro da Lapa, reuniu cerca de 40 participantes, assessores e catequistas, das (Arqui) Dioceses de São Paulo, Santo Amaro, Santos, Mogi das Cruzes, além da Diocese de São Miguel Paulista.

efaiam_diocese-de-sao-miguel-paulista (30)A equipe coordenadora conduziu de forma participativa a formação, que focou os temas ‘História e Carisma da Infância e Adolescência Missionária’, ‘Perfil do Assessor’, ‘Metodologia das Quatro Áreas Integradas’ e ‘Espiritualidade Missionária’.

Para o coordenador diocesano da Obra, Rodrigo Piatezzi, o encontro oportunizou a troca de experiências entre os participantes. “Este encontro foi desejado e planejado a muito tempo pela coordenação da Infância e Adolescência Missionária da Diocese de São Miguel Paulista, mas abrimos as inscrições para outras dioceses com a intenção de oportunizar a troca de experiências entre os diversos grupos presentes em São Paulo. Durante o encontro levantamos muitos questionamentos e, com trabalhos em grupos e rodas de conversa, buscamos soluções conjuntas para melhorar o trabalho, em sintonia com o carisma e metodologia próprios da IAM.”, compartilhou o coordenador.

A troca de experiências também foi o ponto forte para Francisco Rafael de Queiroz, assessor na Diocese de Santos. “O que fica para mim é a amizade que fizemos neste final de semana. É enriquecedor essa troca de experiências entre as dioceses, pois sentimos que não estamos sozinhos no nosso trabalho de base.”, partilhou.

efaiam_diocese-de-sao-miguel-paulista (9)O educador Agnaldo Dias de Brito, assessorou o tema Psicopedagogia das Idades. De forma dinâmica, apresentou como os assessores podem auxiliar as crianças e adolescentes à se desenvolverem e crescerem na fé. Segundo o assessor “desde o ventre materno, as crianças recebem influências do mundo. Se a mãe ama seu filho, ele se sentirá amado; agora, se for uma gravidez indesejada, por acaso, a mãe fumar, se drogar, a criança terá consequências no seu desenvolvimento.”. “O missionário é convidado à se deixar conduzir por Deus, servir, dar testemunho e ser farol para a sociedade.”, continuou Agnaldo.

Membros da equipe estadual da Obra marcaram presença no encontro. “Para assumir verdadeiramente o papel de assessor da IAM, antes de tudo, devemos ser gente apaixonada por Cristo. Haverá dificuldades, mas neste momento devemos orar e pedir que Ele nos oriente nos caminhos da Missão.”, encorajou Maria das Graças Mendes, coordenadora da Obra no Estado de São Paulo.

efaiam_diocese-de-sao-miguel-paulista (35)O encontro foi concluído no domingo com a avaliação e envio dos participantes. Antes, os assessores participaram da celebração da Santa Missa na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na Vila Leopoldina; para chegar até a comunidade, os participantes caminharam cerca de um quilômetro, cantando, rezando e saudando as pessoas que encontravam pelo caminho.

Finalizando o encontro, a catequista Meire, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, da Diocese de São Miguel Paulista, avaliou a experiência de ter participado, pela primeira vez, de um encontro formativo da IAM: “Não sou assessora, mas catequista em uma paróquia que tem implantada a Infância e Adolescência Missionária. Eu acompanho o trabalho da Obra e desejei estar neste encontro. Vou levar aos outros catequistas tudo o que aprendi sobre a IAM e tudo o que vivenciei neste final de semana. Estou cheia do Espírito Santo e estou indo com vontade de voltar, com vontade de aprender mais.”

 

Outras notícias