Encontro Diocesano de Espiritualidade Missionária na Diocese de Oeiras (PI)

A Diocese de Oeiras, no Piauí, promoveu nos dias 25 e 26 de outubro o Encontro Diocesano de Espiritualidade Missionária, no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, e contou com cerca de 250 pessoas, entre as quais, padres, religiosas e leigos.

Após a acolhida e apresentação dos representantes dos setores da Diocese, foi realizado um momento de oração onde meditou-se sobre o sentido de missão e de espiritualidade. Em seguida foram convidados para iniciar o “bate-papo” sobre o tema do encontro, o bispo da diocese de Oeiras, Dom Edilson Nobre, o coordenador da Comissão Missionária Diocesana (COMIDI), padre Edivaldo Pereira, o jovem Ítalo Coelho, da paróquia de Bela Vista, representando a Juventude Missionária e os demais jovens da Diocese.

Foi convidada para assessorar o Encontro de Espiritualidade, Irmã Regina da Costa Pedro, da Congregação das Irmãs da Imaculada, Diretora das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil (POM Brasil) e membro do Comitê Supremo das POM, com sede no Vaticano.

Na fala de abertura, Dom Edilson exortou a todos para participarem bem do encontro e externou sua profunda gratidão pela presença de todos e pela disponibilidade da Irmã Regina. Na sequência, o padre Edivaldo recepcionou a todos e externou também a sua alegria pela presença de cada missionário e missionária e explicou como surgiu a ideia para a realização do encontro. Ítalo ressaltou que a Juventude Missionária (JM) é um marco na vida dos jovens e que torce para que mais paróquias façam a adesão à JM. A Irmã Regina, também dirigiu a palavra, externando o seu sentimento ao participar do evento e suas primeiras impressões sobre Oeiras, pois, foi a primeira vez que ela esteve na cidade.

Após o “bate-papo” de abertura, no estilo “roda de conversa”, foi realizada a 1° conferência do evento, pela Irmã Regina com o tema “Com a força do Espírito Santo, testemunhas de Cristo”. Em sua abordagem, ela enfatizou a necessidade de compreender o sentido mais profundo da palavra espiritualidade na perspectiva cristã para não se confundir com o chamado espiritualismo, que é uma percepção completamente diferente e equivocada no tange ao ensinamento da Igreja católica.

Para encerrar a programação do primeiro dia, aconteceu no pátio do Centro Diocesano um momento cultural para proporcionar um maior intercâmbio entre os participantes do evento. Duas atrações abrilhantaram o evento: o Grupo de Bandolins, composto por jovens e adolescentes da cidade de Oeiras e o show com Vanuzia Marques e Banda. Ainda houve uma dinâmica de descontração, em forma de perguntas e respostas que mobilizou a participação de todos.

O sábado 26/10 iniciou com a Santa Missa presidida por Dom Edilson que ressaltou, em sua homilia, o sentido e a importância da missionariedade no contexto da sinodalidade exortada pelo Papa Francisco.

A segunda conferência do encontro também foi conduzida pela Irmã Regina com o tema “Peregrinos e missionários da esperança”, iniciando com a leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 5,1-5, ressaltando que o Espírito não engana e fez uma memória sobre os jubileus da Igreja, reforçando a programação para o Jubileu Peregrinos de Esperança de 2025, o jubileu da encarnação.

O Encontro teve continuidade com Grupos de Trabalho (GTs) e, à tarde, houve testemunhos missionários, a saber: da jovem Laura Letícia, da Diocese de Campo Maior, coordenadora regional da IAM (Infância e Adolescência Missionária) e dos seminaristas maiores Leonardo Costa (Diocese de Parnaíba) e Israel Henrique ( Arquidiocese de Teresina), membros do COMISE (Comissão Missionária do Seminário). Na sequência, aconteceu a socialização dos Grupos de Trabalho, que refletiram tomando como referência o texto bíblico 2Tm 1,6-7, que faz o convite a reavivar o dom que Deus concedeu a cada um. Em seguida, Dom Edilson Nobre apresentou, de modo breve, o caminho do Jubileu “Peregrinos de Esperança” 2025, a ser realizado em âmbitos mundial, regional e diocesano. Destacou ainda que em 2025 o a Diocese de Oeiras vivenciará o Jubileu de sua criação e instalação. São 80 anos fazendo história no Piauí (1945-2025), que terá como tema “Igreja Sinodal, Peregrina da Esperança”. E, após a Celebração de Envio Missionário, a assessora Ir. Regina conclamou a todos os presentes a “cultivar o jardim de nossa vida para produzir frutos na missão”. Por fim, Dom Edilson Nobre teceu calorosas palavras de agradecimentos a todos os participantes, bem como os envolvidos na realização do Encontro diocesano de espiritualidade missionária.

Outras notícias