Mais de um ano sem água, o gado morto ao longo das estradas de barro, pessoas mortas cotidianamente por causa da cólera, sem medicamentos e médicos, sem nenhum termômetro para mediar a febre, enquanto a temperatura passa de 45 graus.
O cenário descrito é o da região somali da Etiópia. Dentre as iniciativas promovidas para esta emergência, #AyunoXti convida a rezar um terço comunitário, hoje, dia 22 de março pela missão de misericórdia do padre Christopher Hartley, missionário espanhol que vive desde 2008 em Gode, entre a Etiópia e a Somália. “Nós temos água, remédios, alimentos, e nos deixamos levar pelo consumismo e pelas comodidades. Ali, milhares de pessoas morrem porque não têm um copo de água. Rezemos para que Deus lhe dê força, sensibilize o Ocidente com a oração intensa e ofertas materiais”, consta no apelo.
Ao convite à oração se une a mensagem de agradecimento que o próprio padre Christopher enviou às pessoas que ajudaram. “Queridos amigos, obrigado por sua extraordinária generosidade. Ontem pude acompanhar o primeiro carro-pipa com água na primeira aldeia indicada pelo Governo” diz o missionário. “O vilarejo se encontra a 70 km de Gode e tem 4.500 moradores. Não consigo descrever a emoção e a alegria das pessoas, que continuavam a dizer: ‘Abba, Ebbe, Xakubarakeyo’ (pai, que Deus a abençoe). Hoje, irei a outra aldeia e assim durante toda a semana. Cada caminhão leva 24 mil litros de água. Peço-lhes somente que continuem a rezar intensamente por nós a fim de que a Igreja continue sendo mãe em meio a este pobre território africano” conclui padre Christopher.
Fonte: Agência Fides