Entre os dias 27 e 30 de julho, seminaristas de todo o Brasil estiveram reunidos para a XII Formação Missionária de Seminaristas Nacional que aconteceu na Diocese de Jundiaí (SP). O evento foi realizado através da parceria entre as Pontifícias Obras Missionárias no Brasil (POM) e a Coordenação Nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE). “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” foi o tema escolhido para esse evento, tema que tem sido refletido nos eventos missionários nacionais no ano de 2023 e que culminará com a realização do 5º Congresso Missionário Nacional, em novembro, na Arquidiocese de Manaus (AM). O lema do encontro formativo remete ao 3º Ano Vocacional do Brasil “Corações ardentes; pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).
A metodologia utilizada foi a do “ver, julgar e agir” em que, por meio de conferências, pode-se auxiliar a formação missionária dos seminaristas tratando de temas relevantes para todo e qualquer discípulo missionário de Jesus Cristo. Dom Arnaldo Cavalheiro Neto, bispo da Diocese de Jundiaí, foi presença destacada como anfitrião do evento. Entre os conferencistas, destacou-se a presença de Dom Vicente Costa, Bispo emérito da Diocese de Jundiaí, Dom Ângelo Ademir Mezzari, Bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP), e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Dom Maurício da Silva Jardim, Bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT), e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB, Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, Bispo da Diocese de Cachoeiro do Itapemirim (ES), e Arcebispo ad personam, membro da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB, Dom Júlio Endi Akamine, SAC, Arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba e presidente do Regional Sul 1 da CNBB (SP), Ir. Regina da Costa Pedro, PIME, Diretora Nacional das Pontifícias Obras Missionárias, Pe. Antônio Niemiec, CSsR., Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária, Pe. Vagner João Pacheco de Moraes, do clero da diocese de Osasco (SP), e presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB). Além deles, vale a menção a participação de Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo de Mogi das Cruzes, e de Pe. Júlio Lancellotti, do clero da Arquidiocese de São Paulo (SP), que tem seu trabalho com a Pastoral do Povo em situação de rua como destaque de sua atuação ministerial.
As conferências tiveram temas diversificados, tratando desde a temática do 3º Ano Vocacional do Brasil até a perspectiva missionária em meio as Pessoas em situação de rua, periferias existências da vida humana, passando pela discussão sobre a responsabilidade das Igrejas locais e dos presbíteros pela missão universal; a organização dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE), sua história e trajetória; e a natureza, organização e responsabilidades da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), entre outros.
O evento foi iniciado na noite do dia 27 de julho com uma Celebração Eucarística pela Evangelização dos Povos presidida por Dom Maurício da Silva Jardim e concelebrada por Dom Arnaldo Cavalheiro Neto e Dom Vicente Costa, na Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí. Em sua homilia, Dom Maurício recordou que antes de serem reconhecidos pelo nome de cristãos, os primeiros seguidores de Jesus Cristo eram reconhecidos como “o grupo do caminho”, evidenciando que desde o princípio o impulso missionário foi uma característica marcante da vida cristã. Dom Arnaldo Cavalheiro Neto, em sua acolhida, destacou a grande alegria de poder receber na Diocese de Jundiaí seminaristas de todo o Brasil relembrando seu lema de ordenação episcopal, “servir ao senhor com alegria” (cf. Sl 100, 2).