Seminaristas de diversas regiões do Brasil participaram de uma formação missionária on-line, em 15 de setembro, promovida pelo COMISE Brasil em preparação para o Mês Missionário. A assessoria foi feita pelo Pe. Rafael López Villasenor, secretário da Pontifícia União Missionária.
A abertura contou com um momento de oração inspirado nas preces do Mês Missionário. Em seguida, o assessor apresentou a mensagem do Papa, destacando que todo batizado é chamado a ser missionário da esperança. A mensagem do Papa Francisco se estrutura em três eixos principais: Nas pegadas de Cristo, nossa esperança: dimensão cristológica, que apresenta Jesus como modelo do missionário da esperança; Cristãos, portadores e construtores de esperança entre os povos: dimensão eclesiológica e sinodal, que enfatiza o testemunho comunitário do Evangelho; Renovar a missão da esperança: dimensão espiritual e mística, que recorda a oração como primeira atividade missionária. Também foram apresentados todos os materiais da Campanha Missionária.
Durante a formação, ainda foram proporcionados os objetivos da Campanha Missionária do mês de outubro, organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM). Essa mobilização envolve comunidades em todo o país por meio de encontros, materiais formativos e da coleta missionária mundial. Recordou-se ainda que, em 2026, será celebrado o centenário do Dia Mundial das Missões e que, em 2029, Curitiba sediará o 7º Congresso Americano Missionário (CAM 7).
Ao concluir, o Pe. Rafael reforçou que a missão da Igreja é universal e pode ser vivida de muitas formas: pela oração, pelo sacrifício, pela colaboração econômica e pelo anúncio de Cristo. “A missão é a essência da Igreja, e todo batizado é chamado a ser artesão da esperança”, afirmou.