A Infância e Adolescência Missionária da Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo (SP), realizou nos dias 07 e 08 de abril, seu Encontro de Líderes Missionários Infantis – ELMI. O encontro contou com cerca de 30 participantes, coordenadores de diversos grupos da IAM da diocese, além de representantes da Diocese de Guarulhos.
A atividade central do encontro foi as oficinas, momento em que as crianças e adolescentes participaram de experiências de acordo com a metodologia das Quatro Áreas Integradas – Realidade Missionária, Espiritualidade Missionária, Compromisso Missionário e Vida de Grupo.
Pedro Vinicius, coordenador do grupo da IAM da Paróquia de Santa Rosa de Lima, participou da formação. “Nós participamos de quatro oficinas, as que eu mais gostei foram as de Realidade e Espiritualidade Missionária. Eu não imagina que seria tão impactante, senti algo muito forte no meu coração que me despertou a estar mais próximo de Deus e das crianças. Foi incrível”, partilhou o coordenador.
Dandara Isabel, coordenadora da Paróquia de Santa Rosa de Lima, também concorda com relação às oficinas que mais gostou. “Nestas oficinas conhecemos mais sobre a realidade de outros países, realidades que muita gente nem faz ideia que existem, como as das crianças que passam fome, da situação da guerra na Síria, da realidade das crianças soldados. Na oficina conhecemos um pouco mais sobre a realidade delas e como elas vivem. Na Espiritualidade Missionária tivemos um momento especial de encontro com Deus e conseguimos olhar mais nosso espírito”, avaliou Dandara.
Além das oficinas, a programação contou com momentos de partilha da realidade dos grupos, momentos de oração, celebração, animação e testemunho. Uma festa em comemoração aos 25 anos de implantação da Obra na diocese animou a noite do sábado. “Estamos vivenciando aqui em nossa Diocese de São Miguel Paulista o Ano Jubilar da IAM. Este ELMI foi mais um momento para fazer memória da nossa caminhada e nos preparar para a grande celebração dos vinte e cinco anos de implantação da Obra, que será realizada durante a Jornada Missionária, no mês de maio”, informou Rodrigo A. Piatezzi, coordenador diocesano da Obra.
A manhã do domingo contou com a presença do irmão Marista, Aderlan Brandão e do vocacionado Carlos Henrique, que partilharam a história do Instituto Marista, a missão da comunidade, o trabalho de evangelização realizado e responderam as dúvidas das crianças e adolescentes. O encontro foi realizado no Centro Social Marista Irmão Lourenço, na Vila Progresso, local de residência dos irmãos na Zona Leste da capital paulista.
O encontro foi encerrado com a avaliação e um momento de oração em que os participantes apresentaram seus compromissos ao retornarem às suas comunidades. “Faz pouco tempo que estou na Infância e Adolescência Missionária, mas neste pouco tempo eu fui me apaixonando pelo trabalho da IAM e pelas das crianças. Participar deste encontro mudou minha perspectiva e o meu olhar, foi uma experiência única. Descobri onde estou e onde eu quero ficar, que é na IAM”, partilhou Rafaela Gonçalves, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.