Em sintonia com o Ano Nacional Mariano, a Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Estado de Minas Gerais, realizou o seu o V Congresso Estadual. Com o tema “Missionários com Maria”, e o lema” Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2, 5), o encontro reuniu, nos dias 28 a 30 de julho, na cidade de Três Corações (MG), diocese de Campanha, cerca de 250 crianças, adolescentes, assessores e coordenadores das arquidioceses de Belo Horizonte, Mariana, Montes Claros e das dioceses de Campanha, Caratinga, Itabira-Coronel Fabriciano, Divinópolis e Paracatu.
O objetivo foi recordar a presença constante de Maria na vida da Igreja, na vida do povo, na vida de cada pessoa, e ajudar a cumprir os compromissos de “tornar Maria, a Mãe de todos os povos, conhecida e amada” e, juntos com Maria, “tornar Jesus conhecido e amado”.
Logo na abertura do Congresso, dom José Lanza Neto, bispo referencial da missão no Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo), falou da importância da IAM na formação das crianças e adolescentes. “Se quisermos uma Igreja em saída, como diz o papa Francisco, uma Igreja verdadeiramente missionária, temos que começar pelas crianças e adolescentes”.
Na missa de abertura, padre Alexandre Mancilha, assessor diocesano da IAM na diocese da Campanha, falou do protagonismo das crianças e adolescentes na vida da Igreja, nas comunidades e nas famílias, a exemplo de Maria.
Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente, assessor arquidiocesano da IAM, em Mariana, falou sobre o tema e o lema do Congresso. “Maria foi a primeira missionária por seu grande amor e obediência a Deus. Após a anunciação sua primeira preocupação não foi consigo mesma, mas com Isabel. Devemos ser missionários, como Maria, fazendo as pequenas coisas com muito amor. Devemos levar o vinho do amor a nossas comunidades, a nossas famílias e ao mundo inteiro”.
As crianças e adolescentes assumiram os seguintes compromissos: Pessoal: rezar uma Ave Maria diariamente em família; Comunitário: incentivar a consciência missionária na contemplação do terço; Além-fronteiras: fazer visitas continuas, a exemplo de Maria.
Felipe Diniz Lourenço, coordenador estadual da Juventude Missionária, falou aos adolescentes sobre a importância da transição para a juventude, mas que não se deve abandonar a IAM. Falou da primeira missão do Estado que acontecerá em janeiro de 2018, em Santa Maria do Suaçuí.
A programação incluiu oficinas, orações, palestras feitas pelas crianças e adolescentes e noite cultural com festa julina e uma animada quadrilha. A nova coordenadora estadual da IAM, Vanilda Duarte Lelles, da diocese de Paracatu, tomou posse.
Na missa de encerramento, presidida por padre Alexandre Mancilha, foi feito o envio dos congressistas e os representantes da arquidiocese de Mariana, sede do próximo Congresso, receberam a cruz missionária e a imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do estado de Minas Gerais.
“Tomei mais consciência do meu trabalho como missionária que é seguir o exemplo de Maria e levar Jesus ao meu próximo. Só assim vou tornar Jesus e Maria conhecidos e amados”, relatou Luiza de Castro Duarte dos Santos, 11 anos, da diocese de Divinópolis.
Para o jovem assessor Vinicius Julião Ramos, 20 anos, da arquidiocese de Belo Horizonte, “as palestras foram bem trabalhadas e algumas desenvolvidas por crianças, isso mostra o trabalho dinâmico da IAM, em que as crianças falam para outras crianças melhorando o entendimento dos temas debatidos. Com orações, conduzidas pelas crianças, todos rezaram pelo mundo e pelo Congresso, trazendo o Espírito Santo para próximo de nós e fortalecesse as decisões tomadas. A inclusão do terço missionário e da oração da Ave Maria em família ressaltam que uma Igreja em saída é também uma Igreja em constante oração”, disse o jovem.
A coordenadora da IAM na diocese de Caratinga, Irmã Maria de Lourdes Altera, manifestou sua alegria. “É com o coração alegre e agradecido que retornamos às nossas dioceses. Foi um tempo de revitalização a fim de continuarmos com ardor nossa caminhada de missionários e missionárias com Maria: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’. Que Maria, nossa querida Mãe, interceda por nós para que sejamos verdadeiros discípulos missionários de Seu Filho Jesus”.
Com informações da IAM em Minas Gerais