Igreja do Rio Grande do Sul promove coleta em favor da Missão em Moçambique

Nos dias 22 e 23 de maio, a Igreja do Rio Grande do Sul é convidada a contribuir com a missão ad gentes na Arquidiocese de Nampula, em Moçambique

São 27 anos de história e mais de 65 missionários enviados no projeto de parceria entre a Igreja Católica do Rio Grande do Sul e a Arquidiocese de Nampula, no norte de Moçambique.

A equipe hoje é integrada pelo padre Luiz Weber e pela jovem leiga Maria Isabel Tromm e tem como principal preocupação manter um olhar voltado para a realidade da população local a fim de atender suas necessidades mais básicas. Desde 1994, a atuação das equipes missionárias priorizou as áreas da saúde, educação, promoção da mulher e direitos humanos, aliadas ao atendimento religioso e pastoral.

Atualmente, a equipe missionária é responsável pelo acompanhamento a duas paróquias que somam cerca de 150 comunidades e mantém dois projetos sociais na área de educação: uma Biblioteca Comunitária que recebe por dia em torno de 50 alunos e o projeto de alfabetização e reforço escolar Murima Wa Mwana (Coração de Criança), que acompanha cerca de 100 crianças e adolescentes e oferece também uma turma de alfabetização para 20 mulheres.

Para conhecer mais o projeto, assista o Documentário produzido em 2019 pelo Conselho Missionário Regional, por ocasião dos 25 anos de Missão em Moçambique.

Manutenção

Para garantir a sustentabilidade do projeto, a Igreja do Estado conta com a solidariedade dos fieis de todo o Rio Grande do Sul. Na celebração de Pentecostes – este ano dias 22 e 23 de maio – as paróquias e capelas de todo o Estado realizam a coleta que mantém esta e outras ações missionárias da Igreja do Rio Grande do Sul.

Os recursos arrecadados também apoiam a articulação do Conselho Missionário Regional no Estado, que promove formações, encontros missionários e colabora com as Pontifícias Obras Missionárias e com projetos missionários na Amazônia.

A colaboração de cada um faz a diferença e nos impulsiona para a missão, a partir desse compromisso concreto, lá em terras moçambicanas. Este ano, por causa da pandemia, as celebrações estão com público restrito e muitas pessoas optam por ainda permanecer em isolamento social. Se você é de outro Estado, contribua pela conta:

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL

Banco Sicredi

Cooperativa: 0116

Conta Corrente: 08355-0

Pix: 33685686001041

Que nossa partilha em Pentecostes seja em todo Rio Grande do Sul um profundo gesto de amor e solidariedade. Contribuir e rezar também é estar em missão!

Outras notícias