A Diocese de Parnaíba/Piauí sediou a Assembleia Regional da IAM nos dias 17, 18 e 19 de março de 2023, em Maramar, Luís Correia. O tema trabalhado foi “A missão de faz em comunhão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”. Toda a assessoria da Assembleia foi conduzida pela secretária nacional da Obra, Ir. Vania Sousa.
Participaram da assembleia representantes das 8 Dioceses do Regional Ne4, e dentre os representantes, 4 crianças também estiveram presentes de forma ativa e participativa em todos os momentos do encontro. A assembleia, que era eletiva, contou com os momentos de espiritualidade, formativos e de integração entre os participantes. Por ser eletiva, Ir. Vania retomou as orientações sobre as atribuições do coordenador e das equipes de coordenações estaduais de acordo com as Diretrizes da IAM.
A assembleia também foi espaço de escuta dos relatos das Dioceses, suas luzes e dificuldades, um outro ponto importante que merece destaque foi a participação das crianças, onde elas se colocaram e reforçaram a importância do compromisso dos assessores ao assumirem as responsabilidades com os grupos, para que os membros sejam protagonistas.
Para as crianças e adolescentes a experiência de participarem da Assembleia foi única e especial, como podemos acompanhar através de seus relatos, abaixo:
“Tivemos momentos de oração, estudo e lazer. Em cada passeios que nós íamos, rezávamos pelas pessoas que moram por lá. Nossas conversas como assessores e coordenadores foi muito bom com a troca de ideias e pelas pausas que fizeram para nos ouvir. Aprendemos a importância de ser um assessor é ajudar os coordenadores a fazer os encontros. Os momentos de estudo eram de muita aprendizagem e conversa relacionado com a assembleia. E minha experiência na coordenação estadual da IAM foi muito aproveitador.” (Lorena Vitória, 11 anos)
“Bom desde o dia que eu cheguei eu me senti muito bem e me senti muito feliz. Também foi a minha primeira vez que eu foi pra uma assembleia e eu me achei muito bom os nossos momentos que a gente estava rezando o meu relacionamento que a gente estava brincando amei a convivência com vocês não me conhece a senhora que é uma pessoa maravilhosa e não só a senhora e sim também os outros as outras pessoas que estavam com o nome amei de coração desde o dia que eu cheguei até o dia de ir embora”. (Katherine de Jesus, 12 anos)
“Foi umas das melhores experiências da minha vida. Conheci pessoas que vou levar pra sempre como o padre Edivaldo, e ele me fez perder o meu pensamento que todo padre é sério e não tem vida social, assim como a irmã Vania e a irmã Eva. Elas foram as primeiras freiras que vi pessoalmente, isso com certeza é algo difícil de esquecer né? a irmã Vania é muito autentica e engraçada, tá ai pra você que pensava que elas eram bravas. Bom acho que eu não poderia deixar de fora o maravilhoso sotaque da irmã Eva era tão bom de escutar, enfim o sotaque do Paulista. Bom espero ter muitas outras viagens como essa porque a IAM é onde eu quero estar e é onde eu vou estar. SEMPRE AMIGOS.” (Sophia Loranny, 10 anos)
“Eu gostei muito de conhecer o mar, das dinâmicas, a comida estava deliciosa, fomos recebidos com carinho. Então eu gostei muito de viajar para Parnaíba/Luís Correia e espero que tenhamos outras viagens como essa.” (Alicia Maria, 12 anos)
Foram momentos ricos em trocas/partilhas, de convivência e as mudanças são importantes e necessárias, IAM é movimento, retornamos para nossos grupinhos em nossas bases, revigorados e cheios de forças para retomar a caminhada de através dos pequenos “Tornar Jesus conhecido e amado”. Nossa nova coordenadora deixou um recadinho especial para toda a IAM:
“Sou Assessora da Infância e Adolescência Missionária, o que já é um divisor de águas em minha vida, e desde que conheci a Obra, tenho a oportunidade de rememorar com frequência o que Jesus nos disse: ” deixai vir a mim as criancinhas”, (Mt, 19, 14) fundamento que edifica todo o significado de ser IAM. Esta é uma obra das crianças e feita por crianças, que neste ano completa180 anos de sua fundação e que nos coloca em um serviço que prioriza o ser missionário, e o protagonismo dos pequenos, e encanta os adultos, na pessoa do Assessor ou Assessora, nos levando a “águas mais profundas”(Lc, 5,5). É isso o que define este momento para mim. Fui lançada, literalmente, a “águas mais profundas”. Na Assembleia fui eleita Coordenadora Regional da IAM. E o momento foi marcado por fortes emoções. Um “chororô” só. Era um misto de alegria, expectativa, gratidão… tudo junto. E devo dizer que seguir coordenando um Regional que tem em sua última coordenadora resultados tão significativos, é um desafio belíssimo e muito grande. Minha gratidão imensa a minha amiga Samia Soraya, última coordenadora, e que me inspira na Missão”. De todas as crianças e adolescentes do mundo, Sempre amigos! (Madalena Marques, coordenadora eleita, 2023)