Nos dias 8 e 9 de março de 2025, a Juventude Missionária do Estado do Amazonas realizou sua Assembleia Estadual na Área Missionária Cidade de Deus, na zona leste de Manaus. O encontro reuniu coordenadores e assessores das dioceses de Borba, São Gabriel da Cachoeira e Coari, além da Arquidiocese de Manaus, com o objetivo de fortalecer a formação das lideranças juvenis, promover a sinodalidade entre os grupos e eleger a nova coordenação estadual do Regional Norte 1 da CNBB.
A Assembleia contou com o apoio do pároco local e coordenador do COMIRE N1, Pe. Gutemberg, e foi organizada pela coordenação estadual anterior, formada pelos jovens Cleanderson, Ítalo e Ana Alice, com assessoria de Wal Silva e Joylson Carvalho. O evento também teve a presença do secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), Pe. Genilson.
Durante o encontro, os participantes tiveram acesso a formações essenciais para o fortalecimento da atuação missionária na região Amazônica. Entre os temas abordados, destacam-se a missão em contexto amazônico, ministrada por Matheus Cabral; entre os povos e a missão ad gentes, apresentada pela Ir. Rosanna; missionários da esperança, conduzida por Joylson Carvalho; e POPF: protagonismo e liderança, com Pe. Genilson.
A plenária de escuta das lideranças, conduzida pelo jovem missionário Caio Eduardo, promoveu espaços de diálogo e reflexão. Divididos em grupos, os participantes debateram temas como a missão em contexto amazônico, missionários da esperança, entre os povos e dimensão ad gentes, e protagonismo e liderança. As discussões geraram contribuições para a definição das diretrizes da nova gestão.
O evento também contou com a presença de Dom Samuel (OFM), bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus e referencial para as missões na Igreja local. Em sua participação, Dom Samuel compartilhou experiências de sua vivência missionária ad gentes na África, inspirando os jovens com seus testemunhos.
A nova coordenação estadual eleita para atuar junto às dioceses do Regional Norte 1 será composta por Caio Eduardo, de Presidente Figueiredo, como coordenador; Ítalo Soares, de Novo Aripuanã, como vice-coordenador; Amábilly, de Manaus, como tesoureira; e Ana Alice, também de Manaus, como secretária. Outros jovens também integrarão a equipe em grupos de trabalho, como Lucas, de São Gabriel da Cachoeira, Antônio Osmar, de Borba, e João Gabriel, de Manaus. Os assessores escolhidos para apoiar a nova gestão foram Joylson Carvalho, Ir. Silvana e Hallana Lobato.
A Assembleia Estadual reforçou o compromisso da Juventude Missionária com a evangelização na Amazônia e fortaleceu o engajamento dos jovens na missão da Igreja.