A Juventude Missionária do Ceará realizou, entre os dias 20 e 23 de junho, na cidade de Caucaia (CE), a 5ª Missão Jovem estadual. A cada ano, a Missão Jovem busca estimular o protagonismo das juventudes a partir da ação missionária em diferentes realidades que o estado oferece.
O tema da missão, em comunhão com o que está sendo discutido nos últimos anos, foi “Juventude Missionária, Testemunho e Profetismo”, que, iluminado pelas palavras do profeta Isaías (52, 7) através do lema “Como é bonito ver um mensageiro correndo pelas montanhas, trazendo notícias de paz, boas notícias de salvação”, apresentou aos jovens novas realidades onde eles podem ser agentes transformadores e anunciadores da palavra de Deus.
Esta missão contou com algumas ações diferentes das anteriores. A realidade urbana, vivenciada no Conjunto Nova Metrópole, na cidade de Caucaia (CE), ainda era algo distante do que a maioria dos jovens havia presenciado em ações missionárias passadas. Assim, além das visitas nas casas e nas comunidades, foram realizadas oficinas de saúde e cidadania, todas orientadas por jovens com formações nas áreas, oferecendo à população serviços como aferição de pressão arterial, medição de glicose, identificação do IMC e orientações alimentares, discussões a respeito da aposentadoria, benefícios, acesso aos equipamentos sociais, entre outros.
Os jovens ainda participaram de uma ação pastoral de rua na Praça do Ferreira, localizada no centro da cidade de Fortaleza (CE), em conjunto com a Toca de Assis. Neste momento os missionários puderam vivenciar e escutar as diversas histórias, angústias e palavras de esperança que as pessoas que vivem em situação de rua tinham para oferecer.
A jovem Adelane, da Diocese de Itapipoca (CE), afirma que “conhecer a realidade de zona urbana me fez abrir os olhos e enxergar o mundo de outra maneira, conhecer as famílias e sentir Deus em cada uma delas me fortaleceu como missionária e como humana”.
Adas Monteiro, jovem da Arquidiocese de Fortaleza (CE), destaca que “saio desta missão com a confirmação de que estou no lugar certo, no caminho que Deus quis para mim. Rezar pelo outro sem conhecer pode ser difícil, mas é o gesto mais lindo que se pode existir e foi assim que se fez a V Missão Jovem, em uma realidade urbana onde todos ficamos deslumbrados pelo que vivemos, mas felizes por ter a oportunidade de fazer parte desta missão e colocar em prática os pedidos do Papa Francisco”.
O jovem da Diocese de Crato (CE), Rafael Lima, descreve a importância da missão na sua vivência cristã: “a V Missão Jovem me proporcionou um real encontro e amadurecimento com Deus e da minha fé. Ao longo desses quatro dias de missão pude vivenciar experiências que sem dúvidas marcaram minha vida. Se deparar com a realidade de uma comunidade muito carente em todos os sentidos, mas mesmo assim ver nas pessoas a esperança e fé de coisas boas, que dias melhores virão, motiva e impulsiona o missionário”.