Juventude Missionária do Paraná realiza Missão Estadual

A paróquia Nossa Senhoras das Graças em Barbosa Ferraz, diocese de Campo Mourão (PR) acolheu a 3ª Missão Estadual da Juventude Missionária (JM) do Paraná, como tema “Missionários a exemplo de Maria”. Realizada em parceria com o Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), nos dias 25 a 28 de fevereiro, a missão contou com 100 participantes entre jovens, IMG_20170301_133930_864adultos e seminaristas das dioceses de Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Toledo, Londrina, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Maringá, Umuarama e Campo Mourão. Estive presente a jovem Maria Isabel Tromm, integrante da Infância e Adolescência Missionária (IAM) da diocese de Joinville (SC).

Os missionários visitaram todos os setores urbanos e rurais da comunidade e também o Lar dos Idosos e o Hospital Municipal. Como noite cultural os missionários participaram da 3ª edição do Carnaval com Cristo, promovido pela paróquia acolhedora e pelo Setor Diocesano da Juventude. Durante a missão houve missas, momento de espiritualidade e espaço para a partilha das experiências missionárias vivenciadas pelos jovens na Amazônia, México, Costa do Marfim e Paraguai.

IMG-20170302-WA0012A jovem Mariana Baião, assessora da IAM da diocese de Jacarezinho foi para missão com o intuito de ser desafiada. “Foi uma experiência fantástica, diferente de todas as que já vivenciei. Coloquei no papel todas as minhas expectativas para a missão, dentre elas que gostaria de passar por alguma dificuldade e fui enviada para a zona rural na comunidade Óleo a 25 quilômetros da cidade. Na primeira noite não dormi de medo, apenas duas horas e foi como Deus renovou minhas forças. Para essa experiência tive alguns propósitos de desprendimento, viver da simplicidade para que fosse uma experiência ainda melhor”, relatou Mariana.

Para os seminaristas a missão “proporcionou um enriquecimento de sua vocação, por meio da fraternidade e de um verdadeiro encontro com o povo de Deus”, contou Adeilson Alves, seminarista da coordenação Regional do Comise. “Tudo isso, colabora com a formação de novos sacerdotes, no qual terão em seu coração um espírito missionário, uma sensibilidade para com a humanidade, frente aos desafios do cotidiano e faz sair de si mesmo para uma Igreja em saída em busca de cooperação de todos e assim prefigurar o céu já a aqui”, complementou o seminarista.

IMG-20170226-WA0012O padre Roberto Oliveira, pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças, observou que a missão trouxe um novo ardor para a paróquia, que já conta com os trabalhos da IAM e da JM. “Agradeço a Deus pela vida de tantos missionários e missionárias, que nos trouxeram a certeza de um novo despertar missionário na Igreja: Missionários de todas as idades, de tantos lugares, com tantos carismas, ministérios e vocações, nos recordando que toda a Igreja é missionária”, disse o padre demonstrando satisfação. “Agradeço pela semente lançada nestas missões, que marcam o processo de setorização desta comunidade, fazendo de nossa Igreja, uma autêntica comunidade de comunidades. Agradeço, por fim, pela alegria de todos os missionários, alegria que contagia e nos faz enxergar que, em Cristo, nós encontramos verdadeiramente a felicidade que vem de Deus e que se concretiza em nossas vidas: alegria da escuta, da partilha, da comunhão, da diversão”.

A missão se encerrou na terça-feira de carnaval com o almoço e uma brincadeira em lona e sabão para a descontração de todos.

Com informações da JM no Paraná.

Outras notícias