Por Felipe Diniz Lourenço
Nos dias 03 e 05 de março a juventude missionária de Poços de Caldas (MG) realizou a primeira formação para os adolescentes e jovens da paróquia São Paulo na comunidade de Santa Terezinha. Estiveram presentes 35 participantes entre adolescentes, jovens e assessores, o pároco Pe. Valdenísio e seminaristas que se propuseram a trabalhar pela missão.
No sábado todos participaram de uma dinâmica de apresentação onde foi remetido o sentido de pertença à Igreja e também à missão. Durante o dia, o encontro foi animado por canções missionária e muito bate papo além de explicações sobre o carisma, metodologia, implantação e o processo da JM pelo triênio. Ao final do dia, foi proposto à todos a missão onde os participantes saíram pelo bairro Hortência e puderam realizar visitas, convidar os moradores para a celebração eucarística dominical e também dividir experiências. Tivemos como ponto forte a caminhada junto aos jovens do pároco e dos seminaristas, uma experiência de muito crescimento tanto para o padre quanto para os jovens e seminaristas.
No domingo foi realizada a celebração onde os jovens foram apresentados à comunidade e, ao final, todos partilharam suas experiências de visitas. Para Ray Stockler, 37 anos, assessor que está promovendo a implantação da JM na cidade de Machado, “foi uma experiência maravilhosa, onde pude perceber a força e coragem dos jovens de sair e bater na porta das pessoas, sem medo de anunciar o Jesus Cristo. Para Manu (adolescente da IAM) “foi um encontro muito gostoso e animado, onde pudemos sentir que a missão é legal e feliz”.
Ao final, ficou acertado a parceria entre as cidades de Poços de Caldas e Machado além da parceria entre as dioceses de Guaxupé e Campanha, onde as dioceses compartilharão experiências e também formações. No nosso coração fica a certeza de que a juventude missionária quando incentivada, motivada e acreditada sempre dará frutos.
Jovens missionários, sempre solidários.
* Coordenador estadual da Juventude Missionária de Minas Gerais