Juventude Missionária realiza encontro mensal com as coordenações estaduais

No dia 28 de agosto, as coordenações estaduais da Juventude Missionária do Brasil se encontraram para sua partilha mensal das atividades. Esteve presente no encontro Ir. Rosângela, Missionária Xaveriana, que fez uma breve partilha da realidade e das atividades desenvolvidas no Chade, onde atua junto à sua comunidade religiosa. Irmã Rosângela expressou a alegria pela participação dos jovens do Brasil em sua missão, através do gesto concreto de partilha através da Corrente Solidária 2024. “A Corrente Solidária foi um grande presente de Deus. É a participação de vocês na nossa missão, através deste belo gesto de oração e solidariedade missionária”, expressou a religiosa.

A irmã Rosângela em sua fala trouxe alguns dados históricos do início da Corrente Solidária no Brasil. A religiosa atuava no estado do Pará, quando nasceu a semente desta corrente e já despertava os jovens para a solidariedade missionária. Em 2016 contribuiu para a indicação de que a primeira corrente fosse destinada à Indonésia, pois rezava-se naquele ano pelo continente da Oceania, na dinâmica da IAM.

Os coordenadores presentes puderam fazer perguntas sobre a atuação da missionária no Chade. Uma das perguntas foi sobre a presença da Igreja Católica naquele País. Em resposta, ela falou que a realidade de Igreja é de um pequeno rebanho, pequenos grupos, uma Igreja minoria, já que apenas 27% da população são cristãos, mas atuam com alegria e gratidão missionária em meio a outras culturas e religiões.

Na ocasião, o padre Genilson apresentou o relatório das partilhas para a Corrente Solidária 2024, os agradecimentos aos coordenadores que contribuíram com sua partilha e indicou como cada coordenador também pode aderir a corrente com algumas atividades. “Cada coordenador pode também exercer e cooperar com a corrente todo ano. Não é um compromisso só dos grupos de bases, mas é nosso compromisso enquanto lideranças da JM do Brasil na alegria da gratidão do que recebemos, possamos com gratuidade também partilhar para as atividade missionárias locais e ad gentes”.

O encontro virtual ainda contou com as partilhas da formação que acontecerá em Borba, no Amazonas, no mês de setembro, destinada às lideranças da JM e aos que desejam também conhecer a JM para levar para suas realidades, partilhada pela Irmã Silvana; da formação missionária acontecida em alto Solimões, na diocese de Tabatinga; animação de grupos em Macapá; atividades de preparação do intercâmbio estadual em Sergipe e apresentação da JM em São Paulo.

O secretário nacional da POPF, Pe Genilson Sousa ainda indicou duas atividade nacionais: o encontro de espiritualidade nos dias 18 e 19 de outubro, animando o mês missionário, pelo canal do Youtube e a VII ação missionária nacional Sem Fronteiras em Recife de 24 de janeiro a 02 de fevereiro de 2025. No fim do encontro foi indicado a data do próximo encontro de setembro e outubro. A jovem Juciane agradeceu a participação de todos.

Outras notícias