Juventude Missionária realiza encontros de formação para animadores em Sergipe

Nos dias 8 e 9 de fevereiro e 15 e 16 de fevereiro, a Juventude Missionária de Sergipe promoveu o Encontro de Formação para Animadores da Juventude Missionária (EFAJUM). No primeiro final de semana, o evento foi destinado para os jovens da Diocese de Estância. Já no segundo, marcaram presença os jovens da Arquidiocese de Aracaju. As programações incluíram momentos de acolhida, dinâmicas interativas e workshops sobre a identidade e papel dos jovens no contexto da animação missionária.

As formações foram conduzidas por Carol Santos, Mariana Souza e João Guilherme, membros do GT de formação estadual, que abordaram temas que perpassavam pela ideia de como semear o carisma da Juventude Missionária. Dinâmicas como o “telefone sem fio” e a “cadeira invisível” ajudaram a ilustrar conceitos sobre comunicação e compromisso com a missão. Os participantes também realizaram trabalhos em grupo, refletindo sobre as potencialidades de seus grupos e planejando encontros semanais baseados nos temas discutidos.

A jovem Maria Clara, que participou do EFAJUM na Diocese de Estância, destacou: “Tivemos uma formação incrível, confesso que como coordenadora aprendi muitas coisas que não sabia, para pôr em prática nos encontros que realizo na comunidade, como por exemplo como fazer o encontro de forma correta, quais cantos escolher, como realizar a acolhida, motivação, oração; como fazer a separação de temas para as 4 semanas; maneiras corretas de realizar cada dinâmica, aprendi sobre os ritos do dia daquele determinado encontro, e além disso, pude conhecer outras realidades de outros grupos, suas dificuldades e as suas potencialidades. Encerramos com uma linda Santa Missa, que fiquei encantada com todos os detalhes; e a dinâmica da semente que me fez enxergar mais ainda que devo continuar firme e forte na minha caminhada”.

Assim, o EFAJUM 2025 reforçou o compromisso dos jovens com a missão evangelizadora, destacando a importância do aprendizado, da partilha e do crescimento na caminhada missionária.

Texto: Mariana dos Santos Souza

Outras notícias