“Conheça mais um pouco – Pauline Marie Jaricot” é o novo livro lançado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), através da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, obra iniciada pela Beata Pauline e que celebra neste ano 200 anos de sua criação. O livro apresenta meditações diárias da história de Pauline, propondo aprofundar o conhecimento sobre a natureza missionária da Igreja.
Pe. Maurício Jardim, diretor nacional das POM, apresenta a publicação que é parte das celebrações do Ano Jubilar Missionário na Igreja do Brasil. “Conhecer mais um pouco sobre a vida missionária de Pauline Jaricot, que será beatificada em 22 de maio de 2022, significa compreender melhor a importância de percorrer caminhos de reconciliação e paz para construir, com os demais, a civilização de amor universal e avançar no sonho do Papa Francisco de projetar “a ação missionária como paradigma de toda obra da Igreja” (Evangelii Gaudium, 15). Assim, agradecemos a direção das Pontifícias Obras Missionárias da França pela autorização escrita para traduzir e publicar o livro de Pauline Marie Jaricot, escrito pelo Dr. Pierre Diarra. Da mesma forma agradecemos ao Pe. Djalma Antonio da Silva, diretor executivo do Centro Cultural Missionário, pelo árduo trabalho de tradução”, lembrou o diretor.
Oração e ajuda material
O livro apresenta a vida de Pauline Marie Jaricot que viu a importância da universalidade da missão e, com algumas pessoas de Lyon, na França, se organizaram para apoiar diversos missionários e missionárias. Desde os primeiros anos da obra, o desejo era claro: apoiar todos os missionários necessitados de ajuda. Na gênese das obras pontifícias, há um carisma único que se baseia na oração e na ajuda material para promover e apoiar a missão Ad Gentes. O sistema criado por Pauline funcionou tão bem que dois anos mais tarde teve quase mil associados que, com sacrifícios, doavam materialmente e rezavam pelos missionários e missionárias Ad Gentes.
As meditações diárias deste livro colocam o leitor em contato com a vida de Pauline, seu processo de conversão; suas intuições em favor da missão Ad Gentes; sua metodologia; seu amor aos pobres e à Eucaristia; a fundação dos Filhos de Maria; sua cura em 1835 de enfermidade física por interseção de santa Filomena; seus contatos com o Papa Gregório XVI, com o bispo Forbin Janson e com São João Maria Vianney; seus fracassos, sua cruz e o final de sua vida à beira da miséria.
O livro “Conheça mais um pouco – Pauline Marie Jaricot” está disponível no site de materiais das POM