Lançamento em Porto Rico do CAM6 que acontece em 2023

Desde o início da manhã deste sábado, 19 de outubro, milhares de fiéis de todos os cantos da Província Eclesiástica de Porto Rico chegaram ao Complexo Esportivo e Cultural da Pontifícia Universidade Católica de Porto Rico, em Ponce, para fazer parte de um momento histórico, o Lançamento Nacional do Congresso Missionário Americano (CAM6), que será realizado pela primeira vez no Caribe e que Porto Rico sediará em 2023. Além do encerramento do Ano Missionário decretado pela Conferência Episcopal de Porto-Riquenha (CEP).

IMG_1512

A atividade começou quando o Pe. Jorge Cardona e Kenia Gómez apresentaram o primeiro objetivo deste Encontro Nacional, o encerramento do Ano Missionário Extraordinário convocado pelo CEP. Foi relatado que, depois que o Papa Francisco decretou outubro como um Mês Missionário Extraordinário e antes do fato de o Programa Nacional de Ações Pastorais e a Missão Continental estarem sendo desenvolvido na Igreja em Porto Rico, o CEP teve a iniciativa de decretar um Ano Extraordinário para a Missão.

Dom Daniel Fernández Torres, bispo da diocese de Arecibo e diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias de Porto Rico, expressou o seguinte: “Como São José, em todas as etapas de nossa vida, recebemos o chamado para colaborar com a missão que leve Cristo e sua mãe aonde formos. É a missão de guardar essa passagem de Deus pelo mundo. […] OMP de Porto Rico, tem um papel fundamental na ação do CAM6, que nos lembra a universalidade da Igreja, inserindo Porto Rico como local de um evento internacional, mas também nos lembra de todos os porto-riquenhos batizados, nosso chamado para sermos missionários em outros países e em nossos lares, famílias e comunidades. ”

IMG_1567

Pe. José Orlando explicou como surgiu a ideia de solicitar que Porto Rico fosse a sede do CAM6 e enfatizou que esse é um compromisso de todos os porto-riquenhos, pedindo oração pelo sucesso dessa atividade que reunirá mais de 3 mil delegados de todas as Américas. A seguir, foram apresentados quatro testemunhos de missionários porto-riquenhos que viviam a missão a partir de sua realidade, um como sacerdote, uma família missionária e dois leigos.

Antes da bênção final, os delegados da missão e um leigo de cada diocese subiram para recolher a vela e a bandeira do CAM6 de seus bispos. Dom Daniel Fernández, fez o envio e deu a bênção.

Comentários

Relacionados