Lugares por onde passei

Durante quatro anos, estive e vivi numa missão ad gentes no continente africano, precisamente na Costa do Marfim. Nesses quatro anos de missão, morei em Gagnoa e em Abidjan. Nos lugares por onde passei, toquei na miséria mais profunda do povo, mas experimentei também o amor de Deus de forma muito concreta em cada sorriso, cada abraço, cada palavra de boas-vindas.

Na Costa do Marfim, tive também o desafio de fundar uma Frente de Missão, num bairro superpopuloso da capital Abidjan, chamado Youpougon, um bairro com índice elevado de prostituição e violência.  Além de viver o desafio da língua, da enculturação, vivi o de fundar uma nova casa, e de, naquele lugar, anunciar com ousadia o Amor de Deus.

Cleiton - IMG_20150801_105828945_HDR (1)

Em Abidjan, nós, os membros da Obra de Maria, fizemos visitas às famílias, estivemos na catequese, nos grupos de oração, nos trabalhos sociais; visitamos escolas e hospitais, realizamos evangelização nas aldeias, auxiliamos a paróquia, além de muitos outros trabalhos com jovens, crianças e famílias.

Hoje temos, em Abidjan, um seminário para os futuros sacerdotes da Obra de Maria de língua francesa, com oito seminaristas cursando filosofia. Em 2018, voltei ao Brasil para outra missão, porém meu coração é africano. Lá ficou parte de mim e trouxe comigo a alegria e a fé daquele povo tão carente de ajuda, mas tão rico em esperança.

Outras notícias