Estimados alunos das casas de formação religiosa e seminaristas de todo o país.
Nesse dia que celebramos a memória de São Luiz Gonzaga, padroeiro dos seminaristas e da juventude, espero que essas minhas palavras os encontrem repletos de entusiasmo e alegria. Hoje é uma ocasião especial para honrar o legado de São Luiz Gonzaga, que na sua juventude se dedicou ao serviço a Deus cuidando dos doentes, e para refletir sobre a importância da vocação em nossas vidas.
Meus amigos, lembrem-se de que a vocação é um chamado pessoal de Deus. É Ele quem nos escolheu e nos chamou pelo nome. Ele nos conhece profundamente, com todas as nossas virtudes e limitações, e acredita no potencial de cada um de nós. É importante confiar na providência divina e saber que, quando Deus chama, Ele também capacita. Tenhamos coragem para seguir em frente, mesmo diante dos desafios e das incertezas, sabendo que a graça de Deus é suficiente para sustentar-nos e fortalecer-nos em nossa jornada.
A caminhada vocacional, é um caminho exigente, mas também é uma fonte inesgotável de alegria e realização. É um chamado para viver em comunidade, compartilhando a vida e a missão com outros irmãos e irmãs. É uma oportunidade para servir aos mais necessitados, para evangelizar e para ser presença do amor de Deus no mundo. Nós somos instrumentos valiosos nas mãos do Senhor, levando a mensagem de salvação a todos os cantos da terra.
Saibam que nós não estamos sozinhos nessa jornada. Ninguém está sozinho nessa jornada. Estamos todos aqui para nos apoiarmos. O COMISE é uma família, estamos todos aqui para nos apoiarmos nessa caminha missionária. Lembrem-se que a felicidade não se encontra no ponto de chegada, mas ela é construída ao caminhar. E tenham a certeza de que suas vocações são bênçãos para os seus familiares, amigos, benfeitores, formadores, para suas Igrejas particulares, para o Povo de Deus e para os que não conhecem Jesus Cristo.
Estamos unidos em oração, rogando a intercessão da Virgem Maria, Mãe das vocações, para que sejamos fiéis ao chamado recebido. Que este dia seja um momento de alegria e de gratidão, de renovação e de compromisso.
Que o exemplo de São Luiz Gonzaga, São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus, nos inspire a sermos missionários corajosos e apaixonados, anunciando o amor de Deus a todos os povos e nos acompanhe e nos ampare em cada passo dessa bela jornada vocacional que trilhamos.
Com o meu carinho e minhas orações,
Seminarista Ítalo Dalton Alves de Lima
Coordenador Nacional dos COMISEs