“’Não tenham medo’ é o convite visível em toda teofania e é a frase que repete Jesus Ressuscitado todas as vezes em que aparece a seus discípulos. Um convite que ajuda a enfrentar momentos sombrios, difíceis, de perseguição, sabendo que o Senhor está sempre ao lado de cada um de nós… E devendo imaginar a vida de um mártir momentos antes do próprio martírio, é bom acreditar que esta frase seja a mais ouvida de Jesus, que os acompanha até o extremo de seu testemunho”. É o que escreve Alez Zappalà ilustrando o tema da XXV Jornada de oração e jejum em memória dos missionários mártires “Não tenham medo”, que será celebrada nesta sexta-feira, 24 de março. A data foi escolhida pelo Movimento Juvenil das Pontifícias Obras Missionárias italianas recordando que naquele mesmo dia do ano 1980 foi assassinado dom Oscar Arnulfo Romero, arcebispo de São Salvador, beatificado em 23 de maio de 2015. A Jornada é celebrada em diversos países do mundo, promovida por dioceses, institutos religiosos e realidades missionárias.
Recordando que em 1° de dezembro de 2016 foi o primeiro centenário do martírio do Bem-aventurado Charles de Foucald, padre Michele Autuoro, diretor de Missio (departamento da Missão), sublinha que “a vida doada por tantos nossos irmãos e irmãs, até o martírio, não é mais do que a extrema consequência de quem não optou pela honra, mas pela dedicação total, sem comodidades e segurança e, às custas de qualquer sacrifício, a doar a plenitude de vida de Jesus. Não heróis, mas homens e mulheres cuja vida foi entregue ao Evangelho e que, como Jesus, nos repetem ‘Não tenham medo… somos sempre servos inúteis’.
O material para a animação missionária do Dia propõe um gesto de solidariedade, espiritual e material, com a Síria, martirizada por anos de guerra, respondendo assim ao apelo de dom Marayati, que governa a arquieparquia de Aleppo, para a reconstrução da Catedral e da escola diocesana Al Imane. Também foi preparado o texto para uma Via Sacra que se inspira na encíclica Laudato sì e para uma Vigília de oração em memória dos missionários mártires. São também apresentadas propostas de filmes para um cine fórum sobre o tema.
Fonte: Agência Fides