Um importante espaço foi completamente revitalizado na sede das Pontifícias Obras Missionárias em Brasília. Pe. Gaetano Maiello é o nome do novo auditório da instituição, que abriu suas portas na última sexta, 15 de março, para receber os missionários e missionárias de todo o Brasil que participaram da Assembleia do Conselho Missionário Nacional (COMINA).
A homenagem a Pe. Gaetano, missionário do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), se deu por ser o primeiro diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias, de 1976 a 1983, tendo um papel fundamental na animação missionária na Igreja no Brasil. O ato de reinauguração foi conduzido por Ir. Regina da Costa Pedro, diretora nacional das POM, e Pe. Ace Valdez, Conselheiro do PIME no Brasil.
O novo auditório conta com um espaço mais amplo, equipado com sistema de ar condicionado, imagem e sonorização. O auditório faz parte de um complexo de salas e espaço multiuso que também foi revitalizado. Está em execução o projeto de implementação do novo estúdio de gravação de áudio e vídeo das POM, localizado ao lado do novo auditório.
Sobre Pe. Gaetano Maiello
A homenagem a Pe. Gaetano Maiello, faz memória de sua importante contribuição para a organização da ação missionária na Igreja no Brasil. Nascido em Bolzano, na Itália, em 1929, depois de completar o terceiro ano de ensino médio superior em Nápoles, ingressou no PIME em 1942. De 1951 a 1959 foi professor e Diretor de revista missionária. Em 1959, mudou-se para Macapá, no Brasil. Chamado para a Itália em 1970, trabalhou como animador de seminários. Retornando à missão em 1972, trabalhou nas Pontifícias Obras Missionárias no Brasil, primeiro como secretário, de 1973 a 1976, e depois como diretor nacional, de 1976 a 1983. Nomeado reitor da Casa Geral em 1984, permaneceu em Roma até 1989, onde trabalhou em Nápoles e Ducenta, com breve intervalo em Macapá. Retornando à Itália em 2005 devido a diversas doenças físicas, continuou seu trabalho. Faleceu no dia 5 de janeiro de 2009 e foi sepultado no cemitério de Ducenta.