Papa Francisco envia mensagem aos participantes do 5º Congresso Missionário Nacional

Os participantes do 5º Congresso Missionário Nacional receberam nesta tarde de abertura das atividades uma mensagem especial enviada pelo Papa Francisco. Em suas palavras, destaca que “ecoa fortemente na Igreja peregrina em terras brasileiras o mandato evangélico do Senhor: ‘Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura’ (Mc 16,15)”. O 5º Congresso Missionário Nacional acontece em Manaus de 10 a 15 de novembro.

A Igreja não deve fechar-se em si mesma
Em uma mensagem dirigida aos participantes, o Santo Padre destaca que “o tema inspirador do vosso encontro recorda justamente que a Igreja local não deve fechar-se em si mesma, em suas fronteiras geográficas e culturais, mas é chamada a partir para os ‘confins do mundo’, levando a mensagem de Cristo a outras terras, evangelizando novas culturas”.

Com relação ao tema, cuja escolha produz alegria no Papa, ele insiste em que: “Corações ardentes, pés a caminho”, evoca o “encontro do Senhor Ressuscitado com os discípulos que iam a caminho de Emaús, onde podemos contemplar um modelo de ação evangelizadora”. Segundo o pontífice, “é necessário permitir que Jesus caminhe conosco, deixar que Ele trilhe junto de nós a estrada da nossa vida”, algo que considera um primeiro passo.

Em um segundo momento, o Papa Francisco insiste “estar atentos enquanto nos explica as Escrituras, para sentir o coração arder ao escutarmos as suas palavras”. Finalmente, ele insiste em “reconhecê-Lo ao ‘partir o pão’, fazendo do encontro com o Senhor, presente na Eucaristia, a fonte do nosso entusiasmo pela missão e da nossa comunhão eclesial”.

Não deixeis esmorecer o ardor missionário
Diante disso, O Santo Padre manifestou o desejo de que “as Igrejas locais desse imenso Brasil, com o coração ardente pela paixão de evangelizar, ponham os pés a caminho, proclamando alegremente a todos os povos o Cristo Ressuscitado”, destacando um pedido a que “não deixeis esmorecer o ardor, que certamente experimentareis durante o Congresso”.

O Papa Francisco se congratula “com as dioceses brasileiras que assumem o mandato missionário e ultrapassam barreiras territoriais lançando seu olhar aos confins do mundo”. Ele destacou os “belos testemunhos de missionários e missionárias que, partindo dessa querida nação, anunciam a Boa Nova em outros países, em outras culturas!”. São missionários e missionárias que “encontram-se nos lugares e continentes mais distantes, muitas vezes em situações desafiadoras, diante de uma humanidade ferida a causa de uma cultura que descarta os mais fragilizados”, ressaltou, e que mesmo diante de tantos obstáculos, “dão um sentido belo e verdadeiro às suas existências”.

No coração da querida Amazônia
Igualmente, o Papa Francisco destacou como significativo que “esse Congresso se realize no centro da querida Amazônia, sempre presente em minhas orações e em meu coração”. Ele insistiu que “a fé cristã chegou a essas terras como fruto do ardor missionário de homens e mulheres destemidos”. Um anúncio que tem como fruto que “o encanto pela Boa Nova que os alcançou não vos deixa acomodados em uma Igreja fechada em si mesma e amedrontada, mas vos impulsiona com a força do Espírito Santo para ir além-fronteiras”.

Pedindo a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, o Papa Francisco concedeu aos participantes do 5º Congresso Missionário Nacional sua benção, pedindo, como ele sempre faz, “que não se esqueçam de rezar por mim e pela missão que também eu recebi”.

Leia na íntegra a mensagem do Papa Francisco aos participantes do 5CMN

Outras notícias