A Arquidiocese de Porto Alegre (RS) viverá um momento especial quando um dos seus filhos, o Monsenhor Maurício Jardim, será ordenado bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT). A solenidade está confirmada para o dia 19 de agosto, às 19h, na Catedral Metropolitana Mãe de Deus, no Centro Histórico de Porto Alegre, com transmissão ao vivo pela Rede Vida. A ordenação episcopal volta a acontecer na capital após 13 anos. No dia 15 de maio de 2009 foi ordenado Dom Rodolfo Luís Weber, atual arcebispo de Passo Fundo.
Nomeação pelo Papa Francisco
O boletim da Santa Sé publicado na manhã do dia 08 de junho anunciou a nomeação do padre Maurício Jardim, 53 anos, do clero da Arquidiocese de Porto Alegre, como bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT). Natural de Sapucaia do Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, Monsenhor Maurício Jardim estava há seis anos como diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no Brasil.
Biografia
Nascido em 09/02/1969, Pe. Maurício Jardim é o sexto e último filho do casal Cecy da Silva e Honório Jardim (falecido). Natural de Sapucaia do Sul, estado do Rio Grande do Sul, pertence ao clero da Arquidiocese de Porto Alegre.
Entrou para o seminário São José de Gravataí (RS) na etapa do propedêutico em 1991, com então 21 anos. Licenciado em Filosofia em 1994 pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – FAFIMC – Viamão (RS). Bacharel em Teologia em 1999 pelo Centro de Estudos Teológicos São João Vianney (CETJOV). Viamão (RS). Pós-graduado em Psicopedagogia em 1998 pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – FAFIMC – Viamão (RS).
Foi ordenado presbítero em 11 de dezembro de 1999 na paróquia Nossa Senhora de Fátima de Sapucaia do Sul (RS). Foi assessor da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Porto Alegre de 2002 a 2007. Missionário em Moçambique de 2008 a 2012 pelo projeto Igreja Solidária do Regional Sul III da CNBB. Pároco em três paróquias da Arquidiocese de Porto Alegre (Divino Pai Eterno, Nossa Senhora do Caravággio e São Vicente Pai dos Pobres) e Vigário Paroquial das paróquias São Vicente de Paulo e Santa Terezinha. Foi Orientador Espiritual do curso propedêutico 2014 e 2015. Coordenador da Pastoral presbiteral da Arquidiocese de Porto Alegre 2013-2016 e Vice coordenador do Regional Sul III da CNBB. Nomeado em novembro de 2015 como Animador Vocacional da arquidiocese de Porto Alegre. Em janeiro de 2015, cursou a primeira etapa do curso de Especialização Lato Sensu para Formadores de Presbíteros Diocesanos no Instituto São Tomás de Aquino (ISTA), BH-MG.
Em março de 2016 foi nomeado pelo cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação da Evangelização dos Povos, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) com mandato de 2016 a 2021. Cursou a Especialização Lato Sensu em Missiologia pelo Instituto São Tomás de Aquino ISTA, em julho de 2017.
Participou do Sínodo para a Amazônia em outubro de 2019 como perito na teologia da missão. Em março de 2021 foi reconduzido pelo cardeal Antonio Tagle, prefeito da Congregação da Evangelização dos Povos, para a função de Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) com mandato de 2021 a 2026. Em 2021, foi escolhido Coordenador Continental das Pontifícias Obras Missionárias.
Fonte: Arquidiocese de Porto Alegre