Durante o encontro do Papa Francisco com os Diretores Nacionais das POM, no último sábado, 3 de junho, Ir. Roberta Tremarelli, secretária geral da Pontifícia Obra da Santa Infância, entregou ao Pontífice a publicação com os desenhos vencedores de diversos países, relativos ao concurso de desenhos da IAM anunciado no ano passado. O encontro com o Papa foi uma das atividades da Assembleia Geral Anual das Pontifícias Obras Missionárias.
A publicação com os desenhos nasceu da criatividade de crianças e adolescentes missionários de vários países do mundo que se empenham no carisma e na espiritualidade da Pontifícia Obra da Santa Infância através das Direções Nacionais das POM.
Tendo celebrado 100 anos como Obra Pontifícia em 2022, o Secretariado Internacional propôs um concurso de desenho para todas as crianças e adolescentes com o tema “Está fazendo 100 anos que a IAM é uma obra do Papa. O que isso significa para mim?”, que concluiu por ocasião do 180º aniversário da fundação da Obra, em 19 de maio de 2023.
O concurso foi realizado nos âmbitos paroquial, diocesano, nacional e os projetos premiados nacionalmente foram enviados à Secretaria Internacional da Pontifícia Obra da Santa Infância, que os tem coletados neste volume.
Segundo Ir. Roberta, foi uma oportunidade de aprofundar, com os animadores e os vários colaboradores da Obra, e em particular com crianças e jovens, o significado e implicações de ser uma Obra Pontifícia a serviço da Igreja universal através da oração, testemunho e a oferta dos próprios filhos em favor de outros filhos, segundo a ideia original do Fundador, Dom Charles de Forbin Janson, Bispo de Nancy. “Agradeço a todos os participantes, e não apenas aos vencedores, que contribuíram e contaram sua experiência como discípulos missionários, protagonistas da missão da Igreja e amigos de Jesus”, destacou a secretária geral.
Acesse a publicação da Santa Infância com desenhos de diversos países do mundo
Conheça os vencedores do concurso no Brasil
Iris Xavier Freitas de Miranda, 5 anos
Diocese: São João da Boa Vista – São Paulo
“Eu estou muito feliz por meu desenho ser escolhido, representar o Brasil e ser enviado até o Papa. É uma alegria para o meu coração”. Em seu desenho, Iris buscou representar a aliança da IAM com Deus através do Arco-íris, os 100 anos da IAM, o terço, representando a oração das crianças para crianças, a lâmpada como símbolo de onde nasceu a IAM, o mapa, presentando a abrangência da IAM nos 5 continentes através das 5 cores, a pomba como a mensagem da palavra de Deus, o megafone sendo o anúncio e a evangelização, o cofre como símbolo das crianças ajudando as crianças e a Igreja como a casa do administrador de todo o projeto da IAM.
Alicia Maria Pires Costa, 11 anos
Arquidiocese de Teresina (PI)
“Eu, sinceramente, não tinha intenção, em ganhar, mas eu participei e ganhei, e estou muito feliz. Mas o que importa é a participação de todos. Eu fiquei maravilhada e muito feliz, por tantas etapas que passei e finalmente cheguei à final para representar o Brasil. O meu sonho se realizou, meu desenho será apresentado ao Papa Francisco. Agradeço pelo incentivo de minha mãe e a Jesus Cristo por ter indo tão longe.” Em seu desenho, Alicia representou as crianças evangelizando outras crianças, não importando sua religião, a igreja que frequenta, a cor da pele, influenciadas pelo Papa Francisco na missão de evangelizar a todos. Representou o Papa Francisco com a Igreja.
Thiago Rangel Araújo Vasconcelos, 15 anos
Diocese de Santos (SP)
“A palavra que descreve esse momento é gratidão! Primeiramente a Deus, gratidão a minha família e gratidão também a minha assessora por ter me incentivado a participar desse concurso. Estou me sentindo muito, mas muito feliz! Mas não há palavras para descrever esse momento de tantas emoções. Na hora da live eu estava muito nervoso e com um misto de emoções. E Na hora que foi divulgado o resultado eu fiquei muito feliz por ter conseguido levar o nome da minha paróquia e da minha diocese para um concurso nacional da IAM! E ainda não caiu minha ficha que o meu desenho irá chegar ao Papa Francisco… E de todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos.” Em seu desenho, Thiago representou Jesus que pede a cinco crianças de diferentes continentes para falar de Deus para outras crianças e adolescentes de todo o mundo, ensinando-lhe sobre o amor e a graça de Deus em nossas vidas. No caso, crianças evangelizando crianças que é o intuito da IAM, crianças em favor de outras crianças.