POM apresenta Texto-base do 5º Congresso Missionário Nacional

Buscando motivar a articulação missionária em todas as regiões do Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias apresentam o Texto-base do 5º Congresso Missionário Nacional (5CMN), que será realizado de 10 a 15 de novembro de 2023, em Manaus (AM), com o tema: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”.

A preparação desse instrumento de trabalho ficou a cargo da direção das Pontifícias Obras Missionárias, que articulou um grupo de pessoas comprometidas com a reflexão missiológica na Igreja no Brasil. Ao longo dos próximos meses, os Regionais organizam seus encontros, buscando a participação de todas as pessoas que serão representantes e delegados de suas Igrejas locais no 5CMN. Isso se dará através de momentos de estudo e reflexão, individual e/ou comunitária do conteúdo do texto-base do Congresso.

Sobre o texto-base
O instrumento apresenta quatro abordagens. O ponto de partida é uma consideração sobre a responsabilidade de cada Igreja local pela missão universal. A segunda, é uma reflexão sobre a missão a partir da Amazônia. Segue uma abordagem sobre os confins do mundo que nos interpelam hoje. Um texto sobre a espiritualidade missionária do seguimento de Jesus Cristo conclui o documento.

Além da leitura e reflexão individual do texto-base, recomenda-se que o mesmo seja estudado e debatido comunitariamente nas reuniões, nos encontros de grupos, pastorais, movimentos, organismos, Congregações, Obras, etc. Para facilitar esse diálogo em grupos de pessoas, no final de cada texto foram inseridas algumas perguntas.

5CMN
O 5º Congresso Missionário Nacional (5CMN) tem por objetivo impulsionar a missão ad gentes das Igrejas particulares, até os confins do mundo, numa caminhada sinodal e na escuta do Espírito Santo, avançando no processo de uma verdadeira conversão missionária de nossas comunidades eclesiais, em vista da missão da Igreja, que é evangelizar.

Para visibilizar este objetivo e destacar os conteúdos do Congresso, foi pensada uma arte visual que enfatiza dois símbolos: pés e coração. O pé está fincado na realidade missionária da Igreja na Amazônia. Tem em seu centro o rosto da mulher indígena, símbolo de resistência e profetismo no cuidado com a casa comum. O coração traz a marca da cruz que nos identifica enquanto cristãos e nos impulsiona à missão em todo o mundo. A arte apresenta ainda a rede, instrumento de sobrevivência das comunidades ribeirinhas da Amazônia. A rede também é símbolo da conexão entre as 279 dioceses no Brasil, representando a comunhão das Igrejas locais na sua responsabilidade pela evangelização.

Mais informações sobre o 5º Congresso Missionário Nacional você encontra em www.pom.org.br/5cmn

Acesso o Texto-base do 5º Congresso Missionário Nacional

Outras notícias