Sensibilizados pelos apelos de fome e falta de itens de necessidade básica vividos pelos moradores da comunidade Sol Nascente, maior favela do Distrito Federal, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), em parceria com outras instituições, organizou uma campanha para doações de alimentos e recursos, buscando reduzir os impactos provocados pela pandemia do coronavírus.
Nesta semana, as Pontifícias Obras Missionárias realizaram a doação de 50 cestas básicas, entregues às comunidades católicas locais, que estão inseridas em meio a centenas de famílias que sobrevivem na informalidade e que passam por muitas necessidades.
Ajudar a quem mais precisa
De acordo com levantamento realizado pelo Data Favela, maior instituto de pesquisa sobre o território de favelas do mundo, com apenas uma semana de quarentena e sem renda, 72% da população das favelas do Brasil não estão conseguindo manter o baixo padrão de vida. A pesquisa, divulgada em 23 de março, aponta ainda que 1 em cada 3 moradores terão dificuldades em realizar compras de itens básicos para a sobrevivência, como alimentos. Ao todo, a pesquisa entrevistou 1.142 pessoas de 262 favelas de todas as regiões do país.
Como podemos ajudar
Muitas ações estão sendo realizadas por todo o Brasil. Vale a pena pesquisar na sua região onde você pode colaborar com aqueles mais necessitados.
Para colaborar com a ação social na comunidade Sol Nascente, doações de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza também poderão ser entregues no Centro Cultural Missionário (SGAN 905 – Conjunto C – Asa Norte – Brasília).
Foto: Cufa/Divulgação