Acontece na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), de 05 a 07 de setembro, o Encontro Nacional de Responsáveis de Juventude das Arquidioceses, Dioceses, Prelazias e Assessores das Expressões Juvenis, organizado pela Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e os Jovens Conectados. Pe. Genilson Sousa, secretário da Propagação da Fé, Obra responsável pela articulação da Juventude Missionária do Brasil, participa do encontro, que conta com a participação de 242 pessoas.
O trabalho com evangelização das juventudes ganhou destaque como tema prioritário na Assembleia Geral da CNBB, onde foram apresentados os desafios e luzes do trabalho evangelizador. Além disso, a CNBB renovou sua presença no Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) com uma cadeira inter-religiosa, retomou os encontros nacionais de jovens e comunicadores de forma presencial, e promoveu o plano nacional das juventudes “Ao Seu Lado” , que tem tem sido fundamental para o planejamento das ações com os jovens.
Durante o encontro, serão discutidos temas cruciais para o futuro da evangelização das juventudes. Entre eles, destaca-se uma leitura da realidade sócio-cultural-eclesial à luz do Documento 85 – “Evangelização da Juventude: Uma carta de amor da Igreja no Brasil às juventudes” (Dom Eduardo Pinheiro). Também serão abordados como o plano “Ao Seu Lado” tem orientado as ações e gerado iniciativas pela vida dos jovens, com foco em cuidados e novas linguagens, como a gamificação, que visa aproximar a Igreja das novas gerações.
Sempre solidária
Com 20 anos de existência, a Juventude Missionária (JM) tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento das comunidades, especialmente em regiões carentes. Com energia, paixão e um profundo compromisso com o evangelho, esses jovens dedicam seu tempo e seus talentos para levar esperança àqueles que mais precisam. Por meio de ações evangelizadoras, projetos sociais e iniciativas de voluntariado, a Juventude Missionária tem se tornado um exemplo de liderança e transformação, inspirando as comunidades a viver a solidariedade, compaixão e serviço ao próximo.
Representando a JM no encontro, o secretário da Propagação da Fé destaca a importância deste encontro na articulação das ações com a Pastoral Juvenil na Igreja no Brasil. “Este encontro é uma oportunidade para apresentar a atividade da Juventude Missionária no Brasil, ainda com lideranças ausentes nessas atividades formativas e sinodais. Ao mesmo tempo, como secretaria da Obra da Propagação da Fé, queremos ajudar nas partilhas sobre a missionariedade nas juventudes. Entre os tantos serviços juvenis, é necessário não perder a sintonia missionária eclesial nas juventudes num caminho de comunhão, pois as ações juvenis são o rosto eclesial inserido em várias realidades locais e na sua universalidade. Que as conversas no espírito e os ecos das mesas possam emergir um despertar na sinodalidade nas juventudes do Brasil”, lembrou Pe. Genilson.