POM realiza assembleia com diretores nacionais do Continente Americano

Encontro virtual reúne 24 países da América para refletir as ações conjuntas das Pontifícias Obras Missionárias em todo o Continente.

Acontece entre os dias 15 a 17 de fevereiro a Assembleia do Continente Americano com Diretores Nacionais das Pontifícias Obras Missionárias (POM). Participaram diretores e representantes das POM de 24 países. O primeiro dia do encontro contou com a participação de Dom Giampietro Daltoso, presidente das POM. A coordenação do primeiro dia de encontro foi de Pe. Maurício Jardim, diretor das POM no Brasil e coordenador das POM no Continente Americano.

Em sua reflexão, Dom Giampietro lembrou que os 200 anos de fundação da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e a beatificação de sua fundadora, Paulina Jaricot, é uma oportunidade que vai além do seu valor histórico. “Esta é uma grande oportunidade para nos fazermos duas perguntas, que também se aplicam a vocês em suas respectivas posições: onde nascemos? A que servimos hoje na Igreja? O nosso futuro como Pontifícias Obras Missionárias depende da resposta a estas duas perguntas. A renovação que iniciamos deve responder a essas perguntas para ser eficaz”, destacou.

O presidente das POM destacou algumas reflexões sobre o papel das direções em relação às Igrejas de seus países. “O fundamental para mim é que devemos nos sentir a serviço da Igreja local, mesmo que nosso olhar seja universal. Porque somente se formos percebidos pela Igreja local como parte dela e a seu serviço, a Igreja local aceitará o carisma que carregamos”, lembrou Dom Giampietro.

Ao final de sua reflexão, destacou alguns aspectos importantes para o trabalho das POM no Continente Americano. Lembrou da experiência positiva das Famílias Missionárias, que nasceu no Paraguai e se desenvolveu em outros países. Destacou que esta experiência ajuda a despertar a fé e fortalecer a família. Também lembrou da importância da preparação ao Congresso Americano Missionário (CAM6), tornando essa celebração um momento missionário para cada diocese.

Grupos de trabalho apresentam atividades
Na conclusão do primeiro dia de assembleia, houve espaço para que os grupos de trabalho da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF) e Comunicação realizassem a apresentação dos projetos discutidos e implementados nos últimos meses. As apresentações foram realizadas por Angel Reyes (Porto Rico) e Favio Rosso (Argentina).

O grupo da POPF tem discutido a dinamização da Juventude Missionária nos países do Continente, apresentando uma proposta de animação, espiritualidade e formação missionária para a juventude. Pelo projeto de Comunicação, foi apresentada a proposta do programa de rádio “Tecendo histórias” veiculado na Rádio Maria dos diversos países do Continente, bem como a produção de podcast com temas e testemunhos missionários.

CAM6 foi destaque durante a Assembleia
Durante o segundo dia de Assembleia, os participantes puderam estudar as conclusões do 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. Houve também espaço para apresentar a proposta de Exercícios Espirituais da Quaresma para a América. Serão encontros virtuais, nos dias 23 a 25 de março, destinados a ministros ordenados e vida consagrada. Terá como tema “A caminho de uma conversão missionária”.

A Assembleia também foi um momento importante para discutir as ações em preparação ao 6º Congresso Americano Missionário (CAM6), que se realizará em Porto Rico, em 2024. A equipe de coordenação do CAM6 apresentou o caminho a ser realizado em preparação ao congresso. O diretores refletiram o tema principal que irá inspirar a vivência missionária do CAM6.

Para encerrar as reflexões do último dia de Assembleia, o Secretário Geral da Pontifícia União Missionária, Pe. Dinh Anh Nhue Nguyen, ofm, conduziu a reflexão sobre a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões deste ano.

Outras notícias