Após um longo processo de estudo, a secretaria da Pontifícia Obra da Propagação da Fé apresenta a sua nova identidade visual, bem como as marcas das atividades que fazem parte da Obra. O projeto foi realizado em conjunto com a direção nacional das POM e o setor de comunicação.
O novo logotipo da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF) quer dar uma identidade ainda maior a essa Obra Pontifícia que está às vésperas de completar 200 anos de missão no mundo. A ideia inicial foi buscar elementos dentro das atividades da Obra que possuíam uma imagem consolidada, sendo a Juventude Missionária a inspiração para elaborar essa identidade. Outra novidade deste projeto é a criação da marca dos Idosos e Enfermos Missionários (IEM) e a elaboração do novo logotipo das Famílias Missionárias (FM).
Entenda a nova marca da POPF
O globo é o elemento principal que simboliza a missão sem-fronteiras, trazendo a imagem de uma rede missionária no mundo. Para as atividades Juventude Missionária (JM), Famílias Missionárias (FM) e Idosos e Enfermos Missionários (IEM) foi escolhido destacar as letras iniciais do nome de cada atividade, seguindo o mesmo estilo da marca que a JM já utiliza. As inicias abraçam o globo, assim como a missão da Propagação da Fé abraça o mundo todo.
Foram escolhidas 3 cores para a composição da marca, com variações da cor azul, trazendo um traço de unidade entre as atividades e a Obra. A cor azul foi o elemento principal pois já estava presente na marca da Juventude Missionária.
“Somos uma missão nesse mundo”
Pe. Badacer Neto, secretário da POPF, destaca que, mesmo vivendo este tempo difícil e doloroso da pandemia que pode nos imobilizar, o Espírito de Deus continua a trabalhar nos lembrando sempre que a missão não se reduz a realização de atividades, mas constitui o nosso ser. “Papa Francisco nos diz que somos uma missão nesse mundo. A Pontifícia Obra da Propagação da Fé está caminhando em direção a celebração de seus 200 anos de nascimento e 100 anos de elevação à categoria pontifícia e, mesmo na dor, somos convidados a celebrar esta obra que se tornou a maior rede universal de oração e solidariedade da história de nossa fé”, destacou o secretário.
Dentro dessa perspectiva, Pe. Badacer ressalta a comunhão e a diversidade presentes na POPF. “Com a caminhada das atividades realizadas com a juventude, as famílias e os idosos e enfermos, que compõe a POPF no Brasil, é apresentada a nova marca da Propagação da Fé, bem como de suas atividades, buscando construir uma identidade visual mais harmonizada e traduzindo o espírito que a move: o da comunhão na diversidade. A obra se coloca dentro do mundo e suas atividades vão em um gesto de cuidado e acolhimento abraçando o nosso planeta, estendendo sobre ele esta rede de oração, solidariedade e fé”, lembou.
Acesse o Manual de Identidade Visual da POPF e todas as logos para download