Padre Badacer Ramos de Oliveira Neto, da diocese de Itabuna (BA), é o novo secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Ele substitui o jovem Guilherme Cavalli que esteve à frente desta Obra nos últimos três anos.
Natural de Canavieiras (BA), padre Badacer acaba de regressar da missão em Moçambique, onde trabalhou por três anos na arquidiocese de Nampula, norte daquele país africano em duas paróquias: São Miguel Arcanjo e São Paulo. Naquela Missão, atualmente, a equipe é formada, por três padres e uma leiga pertencentes ao Projeto Missionário do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul).
Padre Badacer completou 10 anos de ordenação e conta que recebeu com surpresa e alegria o convite para ser secretário nacional da Propagação da Fé. “Sei que a missão é muito grande, o que assusta um pouco, porém, depois do que vivi em Moçambique, sinto que Deus está sempre com quem se abre para o Seu projeto. Portanto, fico sereno diante desta tarefa que o Senhor me pede”.
No mês de novembro, padre Badacer já esteve com um grupo de JM em Alagoinhas (BA), em um retiro nacional na comunidade Taizé. “Fiquei muito feliz com o que vi e vivenciei com os jovens lá no retiro. Estou aberto a Deus e aos meus irmãos e irmãs com quem irei caminhar de agora em diante. Agradeço ao convite do diretor das POM, padre Maurício Jardim e a minha diocese que aceitou, apesar das dificuldades que encontra, para esta colaboração”.
O novo secretário foi apresentado aos coordenadores estaduais da Juventude Missionária durante a IX Assembleia Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, realizada nesta semana, dia 7 a 11 de dezembro, na sede das POM em Brasília (DF).
7 respostas
A partir da Pontifícia União Missionária, na Venezuela, nos unimos em oração para a nova responsabilidade assumida pelo padre Badacer Ramos de Oliveira Neto, Secretário da Propagação da Fé no Brasil
Parabéns meu primo. Muita sorte e q Deus guie seus passos
Deus continue sempre a guiar os passos do padre Badacer. Vai missionário do Senhor,nossa DIocese de alegra.
Bom dia,
Gostaria de conhecer melhor essa missão ? Sou leiga faço parte da Igreja Nossa Senhora de Fátima, Itabuna-Ba.
Parabéns Padre Badacé!Que Deus lhe permita cada dia mais sabedoria e discernimento para conduzir esta nova experiência em sua vida. Tenha certeza que a comunidade Canavieirense vao está em orações por ti.
Parabéns padre Badacer. O céu resplandece de alegria, pois sabe que a obra por mais difícil que seja, terá no senhor um grande e incansável trabalhador. E nos, canavieirenses, sentimos uma imensa alegria. Que o Senhor da Obra o abençoe e guarde.
Querido Pe Badacer
Que alegre surpresa saber que és o novo secretário das POM.
Depois de três anos inteiramente doados aos irmãos pobres de Moçambique estás preparado para animar a ação missionária na Igreja do Brasil. Sei que exercerás este ministério “gritando o Evangelho com a vida” e buscando sempre o último lugar,
“as periferias geográficas e existenciais” como nos ensinam
Charles de Foucuald e o querido Papa Francisco. Ao lado do nosso amigo Pe Maurício Jardim: duplinha que tem tudo para dar certo.
Pe Maurício já me visitou em São Gabriel da Cachoeira. Desde já fico aguardando sua fraterna visita.
O Senhor te ilumine conduza em tua nova missão.
Conta com minhas preces e amizade de sempre.
Grande abraço fraterno
+ edson damian
pobre bispo do mato