Pontifícias Obras Missionárias realizam processo de avaliação da Campanha Missionária 2023

A Campanha Missionária na Igreja do Brasil é realizada ao longo do mês de outubro em todas as arquidioceses, dioceses e prelazias. Pensando em um processo de escuta das lideranças que animam a Campanha Missionária nas comunidades, as Pontifícias Obras Missionárias disponibilizam um formulário online para avaliação da Campanha Missionária 2023. São quinze perguntas, respondidas anonimamente, que avaliam de forma geral os materiais produzidos para animar o mês missionário.

Neste ano, o tema da Campanha Missionária foi “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35). As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de produzir os materiais de animação do mês missionário. Colaboram nesta ação a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA).

Aprimoramento contínuo
Todos os anos, as respostas obtidas através da avaliação da Campanha Missionária são apresentadas na Assembleia das POM, realizada no mês de novembro. Através da avaliação, é possível identificar o que funcionou bem e o que não funcionou na ação. Isso permite aprender com os erros e sucessos, ajustar as estratégias e aprimorar a implementação de futuras ações.

Durante a assembleia também é escolhido o novo tema da Campanha Missionária para o próximo ano. Participam deste espaço a direção nacional e as secretarias das Obras Pontifícias, além de representantes de entidades parceiras das POM, como Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conselho Missionário Nacional (COMINA), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Centro Cultural Missionário (CCM) e Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam Brasil).

Acesse a Avaliação da Campanha Missionária 2023

Outras notícias