A Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), por meio de suas atividades Juventude Missionária (JM), Famílias Missionárias (FM) e Idosos e Enfermos Missionários (IEM), arrecadou o valor em doações de R$ 11.874,46 com a Corrente Solidária, gesto concreto dos grupos em todo o Brasil. Em 2023, a Corrente Solidária vai enviar seus recursos para o projeto Oratório Raio de Sol, que atende crianças e adolescentes na Diocese de Primavera do Leste-Paranatinga (MT).
A Corrente Solidária teve início através da articulação da Juventude Missionária do Brasil, que nos recorda a iniciativa da fundadora da Propagação da Fé, a beata Pauline Marie Jaricot. Mesmo não podendo ir à missão além-fronteiras, Paulina organizou um grupo de operárias francesas que colaboravam com uma doação mensal para as missões e a oração diária, sempre com o espírito da universalidade.
Doações serão enviadas para o Projeto Oratório Raio do Sol
O projeto Oratório Raio de Sol é voltado a crianças e adolescentes, e é desenvolvido no bairro Vale Verde, no município de Poxoréo-Primavera do Leste (MT), promovido pela comunidade São Pedro com o apoio de um grupo de jovens voluntários. Sua fundadora Ana Beatriz Fogli da Silva, de apenas 16 anos, iniciou seus trabalhos na comunidade em 2021, durante um momento de carência dos moradores, intensificado pela pandemia. A partir da disposição e da vontade de ajudar, essa jovem quis oportunizar uma melhor qualidade de vida para aqueles que estavam até então esquecidos em meio à sociedade, seguindo os passos do carisma das Ir. Ursulinas: “Debaixo dos raios do sol desabrocham as flores, assim também uma criança desabrocha debaixo dos raios solares do nosso amor”.
Atualmente, beneficia diretamente 60 famílias, atingindo cerca de 100 crianças e adolescentes entre 4 e 16 anos, que aos sábados participam de diversas atividades, sendo elas: alfabetização, reforço escolar, dança, temas formativos e atividades manuais, além de formações diversas para as mães, como suporte à leitura e culinária. Tais atividades são organizadas por monitores voluntários com a finalidade de não apenas fornecer auxílio básico, mas também de disseminar os valores cristãos entre os contemplados pelo projeto. Por não possuir uma fonte de renda própria, funciona com o apoio de alguns benfeitores e patrocinadores.
Carta de agradecimento pelas doações à Corrente Solidária 2023
Ide! Da Igreja Local aos confins do mundo
Corações ardentes, pés a caminho
Queridos missionários e missionários, coordenadores estaduais e diocesanos da Juventude Missionária, representantes das Famílias Missionárias e benfeitores da corrente solidária, aos membros do eixo animação missionárias da JM e comunicação das POM.
A Obra da Propagação da Fé este ano lançou a Corrente Solidária no mês de maio de 2023, como se tem feito nos últimos anos, recolhendo as partilhas das atividades e dos doadores, sendo destinada ao Projeto Raio de Sol. Este projeto faz parte da comunidade São Pedro e São Patrício organizado pela jovem Ana Beatriz que abraçou essa iniciativa desde 2021- com as crianças, adolescentes, no bairro Vale Verde, no município de Poxoréo-Primavera do Leste-MT. Assim foram arrecadados R$ 11.874,46, pelas atividades e doadores no Brasil, destinado a este projeto que será administrado pela diocese, a área pastoral missionária são Pedro e são Patrício, o Padre Jean, o COMIDI e os responsáveis pelo projeto.
Com o coração ardentes de gratidão a cada um que cooperou com a corrente 2023. Por isso, queremos externar nossos agradecimentos aos membros da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, da Juventude Missionária, Famílias Missionárias e os Idosos e Enfermos Missionários, e colaboradores pelo gesto de partilha e solidariedade em prol da Missão Ad Gentes, na região Centro Oeste do Brasil, através da Corrente Solidaria 2023
Recordando a mensagem do Papa Francisco para o dia mundial das missões (2023) e a cooperação missionários tanto material quanto espiritual ele afirma que “todos podem contribuir para este movimento missionário: com a oração e a ação, com ofertas de dinheiro e de sofrimento, com o próprio testemunho. As Pontifícias Obras Missionárias são o instrumento privilegiado para favorecer esta cooperação missionária a nível espiritual e material”.
Este é um gesto concreto da Pontifícia Obra da Propagação da Fé do Brasil através das jovens, famílias e idosos e enfermos missionários que uma vez no ano assumem essa bela iniciativa para uma realidade missionária ad gentes. Mas cada cristão católico é convidado a fazer parte desta rede mundial de oração e solidariedade missionária através da oração, estilo de vida inspirado em Jesus Cristo na vida diária e pela solidariedade missionária na sua comunidade ajudando com o dízimo na comunidade e uma vez no ano, no dia mundial das missões alargar a partilha, pelo fundo de solidariedade mundial, através da coleta no dia mundial das missões em todas as dioceses do mundo. Nesse dia somos chamados a darmos testemunho de cooperação “comunhão, participação e missão” às novas dioceses necessitadas de apoio material e espiritual. São cerca de 1100 dioceses novas apoiadas que o Papa ajuda através da consciência e solidariedade de cada batizado. Somos missionários, somos a Igreja de Jesus em todos os confins do mundo, somos católicos, somos irmãos! Nossa missão é evangelizar.
Pe. Genilson Sousa
Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF)