Regional Leste 1 promove Formação Missionárias para seminaristas

O mês de abril terminou de forma marcante para a dimensão missionária do Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro). Em sintonia com a caminhada da Igreja no Brasil, os seminaristas realizaram, nos dias 28 a 30, a sua 1ª Formação Missionária (Formise). Organizado pelo Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) do Seminário Arquidiocesano São José de Niterói, o encontro reuniu 53 seminaristas representantes de nove dioceses do estado do Rio de Janeiro. Participaram também, presbíteros, membros dos Conselhos Missionários Diocesanos (Comidi) e Regional (Comire), totalizando 60 pessoas que, juntos, se aprofundaram na temática missionária.

DSC_0546

Nos serviços, a formação contou com a colaboração de diversos paroquianos e da Comunidade Católica Dom de Deus, garantindo o bom andamento programação.

Manifestando comunhão, dom Orani João Tempesta, Cardeal arcebispo do Rio de Janeiro e dom José Francisco, arcebispo de Niterói, enviaram mensagens motivando os seminaristas a viverem com afinco este tempo de formação.

“Deus nos prepara para a missão: nós respondemos com a oração e a obediência!” Movidos por esta frase do papa Francisco, os participantes foram convidados a tomarem consciência da resposta que fora dada ao chamado que Jesus lhes fez, e à qualidade missionária desta resposta.

DSC_0383As reflexões foram conduzidas por diversos padres formadores. Daniel Rochetti, dos padres Palotinos, doutor em Missiologia, enfatizou, neste Ano Nacional Mariano, a presença da Virgem Maria como modelo de virtude missionária, destacando os diversos documentos da Igreja. Padre Cláudio Lima, doutorando em Psicologia com ênfase em Psicologia Social e Habilidades sociais, abriu os olhos dos participantes para a necessidade de um encontro pessoal para a conversão de uma cidade, com base na passagem bíblica da mulher Samaritana. Padre Douglas Alves Fontes, reitor do Seminário São José de Niterói, e presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) Regional Leste 1, apresentou a pessoa de Cristo como modelo de Mestre e os seminaristas como esperança de discípulos na nova Ratio Fundamentalis “O Dom da Vocação Presbiteral”. A última formação, dada pelo padre Jaime Carlos Patias, IMC, secretário nacional da Pontifícia União Missionária, levou os seminaristas a se conscientizarem da importância dos Comises em seus seminários, como organismo que com suas atividades coloca a missão no coração dos futuros presbíteros.

A programação incluiu diversas partilhas missionárias de todas as dioceses. “O encontro foi marcante pois tivemos a oportunidade de compartilhar nossas experiências de missões”, destaca o seminarista Adeilton de Lima, da arquidiocese do Rio de Janeiro. “Ao mesmo tempo voltei fortalecido pelo exemplo dos outros seminaristas e motivado pelo conteúdo transmitido nas palestras”, relata Adeilton.

Para o seminarista Aurecir Martins Júnior, da diocese de Nova Friburgo, “ouvir testemunhos dos irmãos das dioceses do Regional me ajudou a ter uma visão mais ampla da necessidade das missões, bem como pelos exemplos de novas possibilidades”, destaca.
As palavras do papa Francisco contribuíram fortemente para este mandato missionário. O seminarista Gustavo Ammar, da diocese de Campos, afirma que “foi um tempo para refletirmos sobre como tem sido o nosso empenho para anunciar o Evangelho às pessoas que ainda não experimentam a graça de Deus, agindo em suas vidas, e, com isso, colocar em prática aquilo que o papa Francisco nos ensina”. Já o seminarista Ronaldo Souza, da diocese de Caxias, complementa: “percebemos que nossa vocação gira em torno de uma missão muito maior do que nós pensávamos!”.

DSC_0475O vice-reitor do Seminário da diocese Campos, padre Elênio de Barros Abreu, participou ativamente de todas as atividades. “O encontro foi muito bom. Bem realizado e com uma ótima acolhida, ambiente bem pensado, palestras bem explanadas e conferencistas bem formados. Assim como no coração dos nossos seminaristas ficou uma semente de esperança e desejo de que, tão logo, venha a crescer, florescer e dar frutos, assim também no meu”, testemunhou o padre. “Em breve nos reuniremos para criar o nosso Comise Diocesano (Diocese de Campos e Administração Apostólico) e lançar as sementes pelas Paróquias. Ao celebrar os cinco anos em preparação para o Centenário de nossa diocese, pensamos iniciar uma tarefa de evangelização e missão. Meu muito obrigado a todos e vamos adiante! Não deixemos a barca parar: duc in altum!”, complementou padre Elênio.

Como encaminhamento foi criado um grupo de seminaristas representantes de cada diocese que juntos irão articular a dimensão missionária no Regional e a criação dos Comises nos seminários. O seminarista João Paulo, da arquidiocese de Niterói, representará o Regional nas iniciativas nacionais, à exemplo da 1ª Assembleia Nacional de Coordenadores de Comises, a ser realizada nos dias 21 a 23 de julho deste ano em Brasília (DF).

Confira aqui álbum de fotos do Formise – Comunidade Católica Dom de Deus

Comise da arquidiocse de Niterói (RJ)

Outras notícias