Reunião discute gestão de resíduos e práticas sustentáveis

Na última terça-feira, dia 18 de fevereiro, foi realizado encontro para discutir a implantação de um processo de gestão de resíduos e práticas sustentáveis. O encontro ocorreu no auditório das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e contou com a participação de colaboradores das POM, Centro Cultural Missionário (CCM), Casa Dom Luciano e Edições CNBB.

Durante a reunião, foram abordadas questões essenciais para o aprimoramento das práticas sustentáveis no ambiente de trabalho. Lorrane Ferreira, especialista em gestão de resíduos sólidos da Associação Ambiente, e Keysianny Lima, presidente da instituição, participaram como convidadas e trouxeram importantes contribuições sobre o tema.

Entre os principais pontos discutidos, destacou-se a importância da correta separação dos resíduos e a necessidade de um compromisso coletivo para otimizar o processo de coleta seletiva. Os participantes também analisaram estratégias para tornar a reciclagem mais eficiente, promovendo um ambiente de trabalho mais sustentável.

Segundo Jackeline Mendes, gerente financeira das POM, a reunião reforçou a necessidade de conscientização e engajamento de todos os colaboradores na adoção de boas práticas ambientais. “A expectativa é que as ideias discutidas sejam implementadas no dia a dia das instituições, contribuindo para um futuro mais sustentável”, reforçou a gerente.

POM investem em energia limpa e reciclagem
Como parte de seu compromisso com a sustentabilidade, as POM vêm implementando um processo de gestão ambiental, visando reduzir impactos e otimizar o uso de recursos naturais. Entre as iniciativas adotadas, destaca-se a instalação de placas fotovoltaicas para a geração de energia solar, contribuindo para a redução do consumo de eletricidade proveniente de fontes não renováveis.

Além disso, estão sendo implantados coletores de resíduos sustentáveis, promovendo a separação adequada de materiais recicláveis e orgânicos. Para garantir a efetividade dessas ações, os colaboradores passaram por capacitações sobre boas práticas ambientais, reforçando a importância da destinação correta dos resíduos e da redução do desperdício.

Outro avanço significativo foi o início do processo de destinação de resíduos para uma cooperativa de reciclagem, fortalecendo a economia circular e gerando impacto social positivo. Com essa iniciativa, as POM não apenas minimizam a quantidade de lixo enviado para aterros sanitários, mas também contribuem para a geração de renda de trabalhadores do setor de reciclagem.

Outras notícias