Encontro de formadores e articuladores das Santas Missões Populares

Partilhar, estudar e encaminhar atividades para as Santas Missões Populares (SMP) em suas diversas realidades. Este foi o objetivo do 3º Encontro Nacional de formadores e articuladores das SPM realizado, nos dias 01 a 05 de fevereiro, na comunidade Santa Luzia, na paróquia Nossa Senhora da Soledade, em Icapui, a 200 km de Fortaleza (CE). O evento contou com a participação de 65 representantes de 15 dioceses de todo o Brasil e um do Uruguai.

smp 3Com o tema “Voltar a Jesus Cristo”, o Encontro iniciou com a análise de conjuntura, social, econômica, política e religiosa realizada pelo professor Vicente Flávio Belém Pinho, assessor da CNBB no Regional Nordeste 1 e por dom Adriano Ciocca, bispo de São Felix do Araguaia (MT) e referencial para a SMP no Brasil. Os assessores deram maior destaque à análise religiosa.

No aspecto do julgar, a formação contou com a experiência do padre Luiz Mosconi que trouxe reflexões sobre o instrumento de estudo “Voltar a Jesus de Nazaré, com fidelidade e urgência”, tema do Encontro. Organizados em grupos seguido de plenária, os participantes discutiram a 3º etapa das Santas Missões Populares. A missão continua sendo o grande desafio permanente da Igreja.

O agir girou em torno de propostas para dar continuidade ao método das SMP tendo em vista uma Igreja em estado permanente de missão. Como indicação, padre Luiz Mosconi apresentou o conteúdo do livro “SMP para Missão Permanente”.

smp grupoO coordenador do Conselho Missionário Regional (Comire) Nordeste 2 da CNBB, o padre Edivaldo Brito, enfatizou que “este Encontro é uma verdadeira expressão de uma Igreja de comunhão missionária”.

A Irmã Rosália Alencar Alves, secretaria executiva da CNBB, Regional Nordeste 01 (Ceará), afirmou estar encantada com a construção da caminhada em conjunto reforçando a necessidade de entrar neste processo e metodologia. “As SMP nos ajudam a viver mais profundamente a misericórdia e o amor de Deus. Este Encontro Nacional nos ajudará a vermos o rosto da Igreja do Brasil. Uma Igreja revestida pela missão”.

As reflexões renovaram o entusiasmo e o compromisso. “Estamos cheios de esperança e ardor missionário para viver o Reino de Deus em nossas comunidades”, afirmou o seminarista Miqueias, da diocese de Mossoró (RN). Para Renata Barreto, coordenadora diocesana das SMP de Luziânia (GO), a transparência, o alegria e o testemunho das ações missionárias no Brasil e na América Latina, multiplicam em seu coração o ardor e a paixão pela missão. SMP equipeSegundo Maria Luiza, coordenadora do Conselho Missionário Diocesano (Comidi), da diocese de Jacarezinho, “este Encontro nos enriquece e abastece, pois ouvimos tantas atitudes e exemplos. A presença do padre Luiz Mosconi orientando os métodos práticos de vida solidifica a essência de uma Igreja missionária”.

O anfitrião do evento, padre Antônio Lopes, coordenador do Comire, Regional Nordeste 1 da CNBB e membro da Coordenação Nacional das SMP, destacou que os dois encontros anteriores tiveram sua peculiaridade, contudo, o que marcou esse 3º Encontro foi a interação dos participantes com os membros da comunidade que sediou o evento num ambiente muito familiar. “Isso é o que marca a metodologia das SMP. Desde muito cedo, a comunidade Santa Luzia, em Icapui, composta basicamente por pescadores já estava presente para acolher e oferecer o melhor de si aos missionários. Além disso, participaram das celebrações e algumas reflexões o que nos aproximou muito do caminho das SMP. Este é um diferencial importante”, destaca o padre.

O 1º Encontro Nacional de formadores e articuladores das SPM aconteceu em São Luiz (MA), em julho de 2014 e o 2º em Luziânia (GO), no mês de janeiro de 2016.

Com informações da Equipe Nacional da SMP.

Outras notícias